Nacional Titulo
Portaria terá novas regras para fazer aborto sem BO
28/07/2005 | 00:34
Compartilhar notícia


O presidente da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), Jorge Andalafti Neto, afirmou que o novo texto da portaria que normatiza o aborto para mulheres que engravidaram depois de um estupro já está praticamente finalizado. Nesta quarta-feira, na segunda reunião realizada pelo grupo formado pelo Ministério da Saúde para discutir o tema, pequenos acertos foram feitos ao texto original.

A primeira portaria foi editada na gestão de Humberto Costa no Ministério da Saúde. Ela dispensava a apresentação do Boletim de Ocorrência para a realização do aborto em casos de estupro. Quando a idéia foi anunciada, ela provocou grande polêmica na sociedade. A portaria foi suspensa logo depois que o ministro Saraiva Felipe assumiu.

Ela integrava um pacote de mais de 50 medidas, que tiveram sua eficácia suspensa por 30 dias. Semana passada, o ministro pediu a representantes de entidades médicas e de hospitais a revisão da norma. Na última terça-feira, na segunda reunião, o grupo chegou a um consenso. "O texto da portaria não mudou em sua essência. Apenas fizemos algumas alterações", observou Andalafti.

Entre as mudanças, está a definição sobre quais profissionais devem integrar a equipe multidisciplinar para atender a paciente, vítima de estupro. O texto também atribui à Secretaria de Atenção à Saúde a tarefa de normatizar toda a atividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;