Setecidades Titulo
Deficientes de SCS terão cadeiras de rodas motorizadas
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
07/05/2004 | 20:39
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano deverá concluir até terça-feira a triagem dos 200 deficientes físicos da cidade que poderão ser beneficiados com cadeiras de rodas motorizadas. Os equipamentos serão oferecidos gratuitamente pela administração municipal, por meio de um termo de empréstimo prorrogável. Até esta sexta, 132 pessoas haviam passado pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no bairro Santa Maria, onde uma equipe de fisioterapeutas está fazendo a avaliação dos candidatos.

No entanto, nem todos estão aptos para manipulação da cadeira. Pela avaliação, três requisitos básicos são necessários: ter consciência mental, equilíbrio de tronco e coordenação motora em um dos membros (superiores e inferiores). “Infelizmente, há casos em que o paciente não consegue conduzir uma cadeira de rodas, mesmo que ela seja motorizada”, explicou a fisioterapeuta Karina Ciciliano, uma das três profissionais que estão fazendo a avaliação na Apae.

A triagem é pré-agendada e acontece desde o último dia 3 em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Na quinta, o mecânico de manutenção aposentado Hiroshi Munetiko, 68 anos, morador no bairro Mauá, em São Caetano, passou por avaliação na instituição. Karina avaliou Munetiko, diabético, que apresenta seqüelas motoras de um derrame e que há um ano amputou a perna esquerda. “O senhor está apto à cadeira, com o motor do lado direito. Vai ganhar sua independência”, afirmou a fisioterapeuta. O aposentado se mostrou feliz com a notícia. “Agora, ele vai poder até sair de casa”, disse a mulher, Ivoni Emico Munetiko, 67.

Em uma primeira etapa, 50 cadeiras serão distribuídas. Depois, mais 50. “Vamos atingir 100% da população necessitada”, garantiu o presidente da Apae, Jorge Salgado. A compra das cadeiras motorizadas está sendo feita por meio de licitação (tomada de preços). “A abertura dos envelopes está prevista para o próximo dia 14”, afirmou o advogado Odair Froes, coordenador de licitações da Prefeitura.

Os 200 candidatos foram levantados a partir de um cadastro de 603 pessoas com deficiências múltiplas da cidade. O cadastramento foi coordenado pela Diretoria de Saúde e Vigilância Sanitária de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;