Turismo Titulo
A eclética Bertioga
Por Margareth Meza
Especial para o Diário
31/01/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Famosa pelo tamanho avantajado do pastel e pela Festa Nacional do Índio, considerada a maior do Brasil, Bertioga possui 33 quilômetros de orla e muita história para contar, já que abriga a fortaleza mais antiga do Brasil, o Forte São João, um dos principais cartões-portais da cidade.

Localizada a 108 quilômetros da Capital, possui desde praias destinadas a tranqüilos passeios familiares até alternativas voltadas ao surfe. Uma das recomendadas para a prática do esporte é Itaguaré, com boa quebra de onda e forte correnteza.

São Lourenço, conhecida por sediar o requintado bairro planejado, a Riviera, também é procurada pelos surfistas. No entanto, é bom se precaver, pois em seus 4,6 quilômetros de extensão oferece perigo nas pontas por causa da correnteza.

A Riviera possui infra-estrutura turística composta por hotéis, restaurantes e até uma casa de leilões. A paisagem local foi totalmente planejada, tanto que, em 2000, o empreendimento ganhou a certificação ISO 14001 por causa da ocupação de forma ordenada e com respeito ao meio ambiente.

Prova disso é o plano urbanístico do espaço, no qual quase um terço é destinado a áreas verdes – são 2,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 263 campos de futebol. O bairro conta ainda com serviço de coleta de lixo e um laboratório que verifica a qualidade da água e dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto.

Menos planejada, mas também muito freqüentada, é a praia da Enseada, a mais extensa do município, com 12 quilômetros e trechos no Centro e em bairros como Maitinga, Rio da Praia, Jardim Rafael, Vista Linda e Indaiá. Para turistas e moradores, há quiosques e uma praça de esportes radicais, voltada aos adeptos de skate e roller.

A última opção para quem busca agitação é Boracéia, cujo nome, traduzido para o português, caiu como uma luva: lugar de muita gente. Na alta temporada, os 4,7 quilômetros de areia e mar atraem milhares de visitantes.

SOSSEGO

Contrárias ao luxo e à badalação, existem praias que oferecem mais sossego. E se é isso que você deseja, dirija-se a Indaiá, localizada ao Norte do município. Com mar de águas calmas e menor fluxo de banhistas, tem no Cantão do Indaiá espaço para regatas e travessias marítimas a nado.

Também para quem busca tranqüilidade está Guaratuba, expressão indígena que significa lugar onde a onça vem beber água. O lugar possui oito quilômetros de extensão e é um dos últimos de planície de restinga litorânea.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;