Setecidades Titulo Alternativa
Diadema inaugura
ciclofaixa de lazer

Tendência em outras cidades, trajeto de 2,5 quilômetros
será aberto no domingo e atenderá Campanário e Taboão

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
22/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Diadema inaugura, no domingo, 2,5 quilômetros de ciclofaixa de lazer. O primeiro espaço destinado às bicicletas no município segue tendência observada em outras cidades da região e atende moradores dos bairros Campanário e Taboão, na região Norte.

A novidade faz parte de projeto que prevê implementação de outros três locais para uso exclusivo de bicicletas aos domingos, das 8h às 16h, até meados de 2013. A expectativa é oferecer aproximadamente 30 quilômetros de ciclofaixa de lazer e atender a população das regiões Central, Leste e Sul, destaca o secretário de Transportes de Diadema, Ricardo Perez.

A ciclofaixa Norte é a menor das quatro e passa pela Avenida Almiro Senna Ramos, a partir do cruzamento com a Rua Polônia, seguindo pelas avenidas Luís Carlos Prestes e Paranapanema. Além de sinalização em vermelho por toda extensão da via, com horário e dia para utilização, cones e 20 monitores auxiliarão os ciclistas, principalmente próximo aos cruzamentos. "Vamos operar até o fim do ano apenas com essa via para avaliar o projeto e para que a população se acostume", comenta Perez.

A via que será implantada na região central passará pela Avenida Ulisses Guimarães, atendendo moradores da Vila Nogueira e Conceição. Na parte Leste do município serão beneficiados moradores dos bairros Portinari, Piraporinha e Casa Grande, com ciclofaixa localizada na Avenida Casa Grande. A via também será alternativa à população da Zona Sul de Diadema, região do Eldorado.

Apesar de indicar que os custos para implantação das ciclofaixas são mínimos, já que a execução do projeto demanda apenas pintura e cones, o secretário não soube informar qual o investimento com os monitores que auxiliarão a população.

CICLOVIA

O secretário explica ainda que, a partir do próximo ano, terá início estudo para que as ciclofaixas de lazer se tornem ciclovias. Com isso, os espaços que funcionam exclusivamente aos domingos e estão localizados na lateral direita da pista convencional para veículos automotores poderão ser utilizados pelos ciclistas durante toda a semana.

Em plano futuro, a ideia é oferecer aos amantes das magrelas opção de integração com os terminais de ônibus e parques municipais. "Nossa ideia é integrar essas vias com as ciclovias de São Bernardo e Santo André, criando sistema cicloviário", acrescenta.

Região tem 25 quilômetros de vias para bicicletas

O projeto de Diadema segue exemplos observados em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá. Com isso, sobe para aproximadamente 25 quilômetros o espaço da região destinado exclusivamente às magrelas.
Enquanto em São Caetano é possível circular pelas ciclofaixas das avenidas Tijucussu e Kennedy, em São Bernardo há ciclovias na Rua Ernesto Soares Filho,avenidas Peri Ronchetti, Presidente João Café Filho e João Firmino.

Em Mauá, além da Avenida Papa João XXIII, está sendo implantada ciclofaixa que vai do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas até a divisa com Ribeirão Pires, na Avenida Capitão João - trecho de 5,5 quilômetros. Já Santo André oferece ciclovias na Avenida Lauro Gomes e no Parque Central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;