Setecidades Titulo
Helicóptero federal dará apoio à PM contra ataques criminosos
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
10/08/2006 | 07:54
Compartilhar notícia


Policiais militares da Tropa de Choque realizaram ontem o primeiro treinamento com o helicóptero Cougar, fornecido pelo Exército para o governo estadual para ajudar no combate ao crime organizado. A principal função da aeronave será a de transportar com rapidez tropas durante rebeliões nos presídios.

O treinamento de ontem foi feito no Campo de Marte, na zona Norte da capital, e imediações. Participaram também integrantes do COE (Comando de Operações Especiais) e do Gate (Grupo de Ação Tática Especial).

O governo estadual vai pagar US$ 5.060 por hora de uso do helicóptero. O contrato é de um mês, com 10 horas de vôo. A aeronave pode ser usada em eventuais conflitos no próximo fim de semana, quando há possibilidade de novos ataques, no Dia dos Pais, dia em que 11 mil presos do Estado receberão indulto.

No helicóptero cabem até 23 soldados. A Polícia Militar calcula que ele possa chegar a Presidente Prudente, onde está um dos presídios de segurança máxima do Estado, a cerca de 600 quilômetros da capital, em três horas.

A aeronave é, até o momento, a única ajuda concreta que o governo estadual concordou em aceitar do governo federal. O governador Cláudio Lembo (PFL) voltou a dizer ontem que descarta a necessidade de ajuda federal.

“Agradeço a solidariedade do presidente Lula com São Paulo, e acho que ele está preocupado com São Paulo e com o Brasil”, disse ontem Lembo. Apesar disso, reiterou que o Exército “é uma tropa nobre, que deve ser preservada para defender a soberania nacional, e não para fazer guarda de muralhas de presídios”.

A proposta de colocar o Exército como guarda de muralhas chegou a ser defendida por alguns candidatos que disputam essas eleições, inclusive o tucano José Serra, que pleiteia o Palácio dos Bandeirantes.

Lembo disse também que não se sente pressionado pelo Planalto por conta das inúmeras ofertas de ajuda federal oferecidas por Lula e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. “Só fico constrangido com as pessoas que querem tirar proveito deste episódio”, disse ele sem citar nomes.

Para o governador paulista, o momento exige tranqüilidade e equilíbrio, porque “o Brasil e São Paulo não estavam preparados para os ataques do crime organizado”. Lembo afirmou também que a liberdade provisória que os presos terão no Dia dos Pais “cria uma interrogação”. Apesar disso, ele disse não acreditar em novos ataques.

Os atentados promovidos pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) continuaram no terceiro dia seguido desta terceira onda de ataques. A primeira onda ocorreu em maio e, a segundo, em julho.

Desde a madrugada de segunda-feira, já foram contabilizados mais de 150 atentados em todo Estado. Anteontem e na madrugada de ontem, os principais alvos se concentraram na Capital e no interior. Não foram registrados casos no Grande ABC.

Na Capital, a avenida Paulista viveu clima de tensão. Uma mala foi abandonada no local. Como surgiram suspeitas de que havia uma bomba dentro da mala, um trecho da avenida teve de ser interditado. O Gate foi acionado e detonou a mala. Segundo o grupo de elite, dentro dela só havia papéis e tecidos.

Em Sumaré, no interior, um ônibus foi incendiado em uma garagem da Prefeitura, no bairro Matão, por volta das 23h.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;