Internacional Titulo
Polícia dispara balas de borracha contra manifestantes nos EUA
Por Da AFP
08/04/2003 | 00:40
Compartilhar notícia


A polícia de Oakland, na Califórnia, atirou nesta segunda-feira com balas de borracha contra manifestantes que protestavam contra a guerra no Iraque.

De 500 a 700 pessoas bloquearam uma entrada do porto de Oakland, na Baía de San Francisco, como parte de uma campanha nacional de desobediência civil. Nove pessoas ficaram feridas no incidente, no acesso ao cais da American Presidents Lines, que teria obtido um contrato para enviar produtos bélicos às forças lideradas por Washington no Iraque.

A polícia informou que 30 manifestantes foram detidos durante o protesto, o primeiro reprimido com balas de borracha desde o início da campanha de desobediência civil contra a invasão do Iraque. Manifestantes e funcionários do porto afirmaram que a polícia abriu fogo sem adverti-los.

"Foi assustador e, até onde pude ver, não houve absolutamente nenhum motivo. O protesto era totalmente pacífico", disse Steve Stallone, do International Longshore and Warehouse Union.

Os feridos foram nove funcionários do porto que estavam longe dos manifestantes, indicou Henry Graham, presidente da sede local do International Longshore and Warehouse Union.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;