Internacional Titulo
Exército do EUA sai do Canal do Panamá
Do Diário do Grande ABC
30/07/1999 | 20:12
Compartilhar notícia


O Exército Sul dos Estados Unidos, a principal força militar americana que defendeu o Canal do Panamá, encerrou nesta sexta-feira sua presença no istmo, após 88 anos.

O acontecimento foi marcado por uma cerimônia militar na qual os soldados americanos usando uniformes como os do começo do século exibiam as bandeiras do Panamá e dos Estados Unidos.

O Exército Sul ``proporcionou segurança crucial para o canal... Sua missao de 88 anos terminou... Podemos dizer com orgulho que cumprimos a missao', disse o chefe do Comando Sul dos EUA, general Charles Wilhelm, durante a despedida.

A cerimônia, que contou com a presença do presidente Ernesto Pérez Balladares e de membros do governo panamenho, foi realizada na base Clayton, principal centro de operaçoes do Exército Sul, a 12 quilômetros a sudoeste da capital. A base será transferida ao Panamá em novembro.

Pérez Balladares disse que ``a cerimônia marca o fim de uma era e o início de uma nova etapa de nossas relaçoes, principalmente na virada do século'.

O Exército americano chegou a ter 50.000 homens no Panamá durante a Segunda Guerra Mundial. Nos últimos anos, a presença militar americana neste país se reduziu a cerca de 4.000 homens. Agora, restam uns 200 soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;