Economia Titulo
Sabesp pode demitir 2.500 funcionários
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 2.500 trabalhadores da Sabesp poderão ser demitidos sem receber nenhum direito trabalhista. A decisão vem do MPT (Ministério Público do Trabalho), que diz que esses funcionários foram contratados sem concurso público.

 Há seis anos, o MPT investiga as contratações de empregados da empresa estatal após uma denúncia de contratação irregular e verificou que os admitidos entre outubro de 1988 e o fim de 1992 não prestaram concurso, o que vai contra a Constituição.

 “Analisamos todas as contratações, uma por uma, dos 20 mil funcionários. E a própria Sabesp confessou que houve admissão irregular nesse período”, afirma Alline Pedrosa Oishi, promotora da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região do MPT (Estado de São Paulo).

 A partir da constatação, o órgão formulou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que coloca para a Sabesp a obrigação de rescindir paulatinamente o contrato desses trabalhadores – que vão desde ajudantes até altos cargos, como engenheiros. A empresa ainda não decidiu se irá assinar o compromisso.

 Por causa da irregularidade, o trabalho perde o direito de receber seus direitos trabalhistas – multa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), 13º salário e férias proporcionais, entre outros –, podendo apenas receber o salário do mês e sacar o fundo.

 “Está na Constituição de 1988. Existe uma comoção social, mas o concurso é exatamente para não haver privilégios. Estamos cumprindo a lei e é essa a nossa posição”, explica a promotora.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;