Internacional Titulo
Vulcao mexicano emite vapor e cinzas
Das Agências
26/12/2000 | 11:32
Compartilhar notícia


O vulcao Popocatepetl despertou, após alguns dias inativo, emitindo vapor, fumaça e cinzas, com pequenos tremores. O vulcao tinha adormecido, após a erupçao da semana passada, a mais forte em 1.200 anos. A secretária de Desenvolvimento Social, Josefina Vázquez, visitou um abrigo e informou que o governo mexicano já tem 900 toneladas de alimentos, suficientes para alimentar por um mês os moradores retirados das áreas próximas ao Popocatepetl.

Uma coluna de fumaça chegou a alcançar 1.500 metros de altura. As cinzas cobriram várias aldeias, mas nao chegaram à capital mexicana, 60 quilômetros distante do vulcao. No sábado à tarde, após rugir, o Popocatepetl lançou pedras incandescentes, provocando terror entre os moradores que tinham regressado para passar o Natal em casa, ao pé da montanha de 5.500 metros de altura.

Cientistas afirmaram que a energia acumulada no coraçao da colina, provavelmente provocará novas erupçoes levando à retirada de 40 mil pessoas de uma área de 15 quilômetros. Foi a segunda vez em seis anos que o vulcao obrigou a populaçao local a passar as festas natalinas longe de casa. O Popocatepetl despertou em dezembro de 1994, após 70 anos adormecido. No entanto, a atividade foi pequena e muitos dos soldados enviados à regiao para cuidar das moradias locais entraram para roubá-las. A última erupçao grave foi no ano de 800.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;