Política Titulo Descontentamento
PSDB estadual reavalia posição em São Caetano

Sem vice, tucanos dizem rever apoio à candidatura governista

Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
12/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A direção tucana no Estado não fala a mesma língua do ninho em São Caetano e promete rever o apoio dado à pré-candidata ao Palácio da Cerâmica Regina Maura Zetone (PTB), após a legenda ter sido descartada da vaga de vice. O PSDB diz que foi procurado pelo pré-candidato a prefeito do PMDB, vereador Paulo Pinheiro.

"Era uma expectativa de que o Auricchio pudesse apoiar um candidato a prefeito. Reformulamos o partido, com ele participando diretamente do processo e ficou um acordo implícito. A cada momento verbalizamos a intenção de ter candidato próprio, que depois migrou para a vice e agora não tem nada. Queríamos um crescimento substancial. Isso é ruim para nós", resumiu o secretário-geral do PSDB paulista, César Gontijo.

Com tom elevado, o dirigente teceu ameaças ao PTB. Mesmo que lideranças regionais, como o coordenador da sigla no Grande ABC, deputado federal William Dib, o deputado estadual Orlando Morando e o presidente do diretório de São Caetano, Silvio Minciotti, tenham selado apoio à articulação do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), Gontijo diz que vai reavaliar a questão e pode lançar candidatura própria ou, até mesmo, apoiar a chapa majoritária peemedebista. "Nada está descartado."

O secretário-geral tucano disse que, antes de romper com o PTB e ingressar no PMDB, Pinheiro procurou o PSDB e propôs a candidatura a prefeito pelo partido. Nos bastidores, ventila-se que o peemedebista tem evitado conversas sobre vice para tentar garfar outro dissidente do governo Auricchio - cogitou-se, no início, o ex-chefe de Gabinete do prefeito Luiz Antonio Ciccaroni (PP), oficializado vice de Regina Maura semana passada.

A alta cúpula tucana promete estudar cuidadosamente o caso e submeter a coligação à avaliação. O veredicto será dado até o dia 30. Gontijo destacou ainda que o apoio do governador Geraldo Alckimin (PSDB) não entra na discussão com o PTB. "Isso não tem nada a ver, é entre o governador e o prefeito." Outra informação de bastidor diz respeito à relação entre as agremiações na vizinha Santo André. Com isso, o PSDB poderia garantir de vez a vaga de vice na disputa de reeleição do prefeito Aidan Ravin (PTB).

Para Minciotti, a direção estadual não soube avaliar as peculiaridades do município, ainda que tenha manifestado interesses de partido grande. "Nós entendemos que não podemos correr riscos e ter aventuras eleitorais, o preço é caro. A Regina é o melhor nome para a cidade hoje", destacou. O tucano também negou qualquer aproximação com Pinheiro e possíveis rusgas por ter ficado de fora da disputa.

Minciotti ficou com a coordenação do programa de governo da petebista. "Temos muito respeito pela capacidade do Silvio, só que, para ser só coordenador, é subutilização", definiu Gontijo. O reitor da USCS, no entanto, planeja entregar trabalho de primeira linha. "Queremos criar condições para que o maior número de pessoas da sociedade dê sua opinião nesse programa."

Pinheiro, Dib e Regina não foram localizados pelo Diário para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;