Cíntia Bortotto Titulo
Comunicação interna nas empresas

Intranet, newsletter e revista contribuem para melhora do ambiente corporativo

Cíntia Bortotto
15/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Você já pensou em como está sendo feita a comunicação dentro da sua empresa e como ela pode melhorar seu dia a dia, aumentar sua produtividade e seu sucesso? Uma comunicação eficaz melhora o clima no ambiente de trabalho propiciando transparência e maior engajamento e, consequentemente, maior retenção de pessoas. Empresas que não investem nisso estão fadadas a terem muitos problemas, principalmente com a chegada da geração Y e Z ao mercado de trabalho.

COMUNICAÇÃO

A principal funcionalidade de uma comunicação bem feita dentro de uma organização é a oficialização de informações, alinhamento e construção de cultura. Portanto, uma comunicação eficaz, com adequado direcionamento de canais, públicos, ferramentas e periodicidade, pode fazer com que a empresa tenha clareza no direcionamento, valores, expectativas e resultados.

Atitudes como transparência, respeito e velocidade privilegiam a eficiência e eficácia da comunicação dentro de uma empresa. Do ponto de vista institucional, é necessário ter claro o que é preciso comunicar, para quem e com qual frequência. Depois disso, é preciso saber quais as ferramentas para chegar de forma mais adequada a cada público. É no fortalecimento da informação acurada, passada pela liderança, que se diminui a força e influência da informação extra oficial. Também é interessante comunicar rapidamente se algo importante ocorreu e não esperar a próxima reunião. Por exemplo, o presidente anunciou ao corpo gerencial que está deixando a empresa. Ao voltar da reunião, comunique sua equipe. É melhor que eles saibam por você.

DESAFIOS

Muitos problemas podem surgir de uma comunicação interna ineficiente, como por exemplo, pessoas que não sabem exatamente para onde a empresa está indo, o que espera de seus funcionários. Quando a comunicação interna não é eficiente, gera-se espaço para fofocas, não se cria uma identidade organizacional, espaços de escuta que ocorrem nas reuniões face a face com os colaboradores são inviabilizados e a empresa perde em termos de cultura, clima, transparência e principalmente resultados.

 CRIANDO FERRAMENTAS

Sugiro uma intranet forte para a empresa, com todas as informações de missão, visão, valores, competências e políticas disponíveis. Aí também devem estar as vagas disponíveis, criando um senso de justiça e de priorização do desenvolvimento interno em detrimento do externo. O espaço também pode oferecer uma biblioteca ou outras fontes de informações.

Um newsletter semanal, que pode ser enviado por e-mail e afixado em um mural para os colaboradores que não tem acesso à mídia eletrônica também é uma ferramenta de comunicação bastante útil. Nele devem constar atualidades, lançamentos, grandes negócios com clientes e uma parte institucional dirigida aos funcionários como treinamentos, desenvolvimento, etc.

Para ajudar com a repercussão, crie espaço para anúncios entre funcionários, algo como: ‘compro', ‘vendo' e ‘alugo'. Também é interessante divulgar aniversariantes da semana. Tudo isso para fomentar um clima mais humano no ambiente de trabalho.

Montar revistas ou jornais é uma boa opção, quando o intuito é a divulgação de informações mais estratégicas e não de cunho mais imediatista. É um canal para a divulgação de uma nova postura da empresa, uma entrega importante, um investimento, coisas que não percam a validade de um mês para outro, porque, até por conta de custos, este é um veículo que demanda mais investimento. Sugiro periodicidade trimestral ou semestral.

Mas a comunicação face a face é o grande diferencial das empresas quando o assunto é uma boa comunicação. É aqui que se podem enquadrar as campanhas, como por exemplo uma campanha de Natal, pode-se fazer algo como o ‘Café com o Presidente' e se oficializar um cronograma de reuniões com os funcionários.

Investir em comunicação é fundamental para que seu time vá cada vez mais longe, sempre focando a melhora do clima no ambiente de trabalho. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;