Internacional Titulo
Ovelha Dolly é empalhada e exposta na Escócia
Por Do Diário OnLine
09/04/2003 | 10:35
Compartilhar notícia


A ovelha Dolly, famosa no mundo inteiro como o primeiro animal mamífero adulto clonado, foi empalhada e exposta ao público do Festival Internacional de Ciência de Edimburgo, na Escócia, na terça-feira.

Segundo um porta-voz do Museu Real de Edimburgo, a ovelha foi empalhada de pé, com a cabeça levemente inclinada para o lado. A posição era com a qual o animal costumava receber os visitantes.

Dolly nasceu na 29ª tentativa de gestação com cromossomos totalmente desenvolvidos, ou seja, já nasceu adulta. O animal foi sacrificado no Instituto Roslin de Edimburgo, na Escócia, em fevereiro, seis anos após ser ‘criado’. Segundo os cientistas, o sacrifício aconteceu porque Dolly tinha uma doença pulmonar.

Um clone é uma cópia exata de uma planta ou animal, com todas as características genéticas do ser original, inclusive os defeitos. Essa cópia é feita a partir de uma célula adulta.

Dos 276 óvulos que receberam o DNA de uma ovelha adulta, apenas 29 sobreviveram para serem colocados no útero das ovelhas. Destes 29 embriões, somente Dolly conseguiu nascer saudável.

O festival no qual Dolly está exposta celebra os 50 anos da descoberta do DNA. A exposição será aberta totalmente ao público na sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;