Internacional Titulo
Hamas afirma que militantes e Arafat estão do mesmo lado
Das Agências
09/05/2002 | 08:30
Compartilhar notícia


Um membro do grupo radical Hamas, Ismail Abu Shanab, disse na quarta-feira que sua organização e o líder palestino Yasser Arafat estão do mesmo lado do conflito palestino. "Estamos certamente de um lado", disse Abu Shanab em entrevista à rede de TV americana ABC.

"O lado dos israelenses é a ocupação, os assassinatos, o bloqueio das estradas palestinas, a destruição dos lares palestinos", disse, "e os palestinos, todos, a Autoridade Palestina, o presidente Arafat e todos os demais palestinos estão do outro lado".

O Hamas é o grupo que reivindicou o atentado da última terça-feira perto de Tel Aviv, que deixou 16 mortos.

O presidente palestino, Yasser Arafat, prometeu perseguir os envolvidos no ataque, e um assessor de Arafat afirmou que vai deter os líderes do Hamas para evitar um novo ataque israelense aos territórios ocupados.

Abu Shanab disse que o Hamas acredita nas intenções de Arafat, mas sugeriu que o anúncio pode ter sido feito por considerações diplomáticas. "Ele talvez esteja dizendo isso para dar uma oportunidade a qualquer esforço de paz que acabe com a ocupação, que force à retirada da ocupação, que traga a paz e a estabilidade", disse o membro do Hamas. "Arafat está fazendo isso para convencer os Estados Unidos a pressionarem Israel a se retirar".

Mas ele insistiu que o grupo não pretende parar com os ataques suicidas enquanto continuar a ocupação dos territórios palestinos. "Enquanto houver ocupação, deve-se esperar a reação".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;