Setecidades Titulo Religião
Grande ABC celebra Corpus Christi

Paróquias realizam missa, procissão e montam tradicional tapete colorido feito com serragem

Camila Galvez e Caroline Garcia
07/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Corpus Christi. O nome vem do latim e significa do corpo de Cristo. Segundo a crença católica, a festa tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Para a data, as paróquias da região terão programação especial de missas e celebrações, além da montagem do tradicional tapete colorido. Confeccionados com serragem, borra de café, farinha, areia, folhas, flores, entre outros materiais, os tapetes são expressão de carinho e fé dos religiosos.

Em Santo André, a única paróquia que irá confeccionar o tapete é a Senhor do Bonfim, no Parque das Nações. O desenho será feito dentro da igreja, com EVA (espécie de borracha) e areia. Na Catedral Nossa Senhora do Carmo, que fez a montagem no ano passado, a chuva atrapalhou os planos. "Não teremos confecção de tapete por causa do mau tempo", disse o padre Décio Rocco Gruppi.

Em São Caetano, a chuva não atrapalhou as comemorações da Paróquia Sagrada Família, no Centro, que fará seu tapete a partir das 8h40, na Praça Cardeal Arcoverde. Cada uma das 12 paróquias da cidade ficará responsável por parte do desenho. Além disso, haverá missa às 17h.

A Paróquia Imaculada Conceição, matriz de Mauá, começa a fazer a montagem com serragem e outros materiais a partir das 8h, na Rua Santa Cecília. "São cerca de 40 pessoas que farão o tapete, inclusive as crianças da catequese", explicou a secretária paroquial Nirza Aparecida Silva.

Em Ribeirão Pires, as paróquias São José e Santa Luzia farão a confecção do tapete. Na primeira, a montagem começa às 6h. "Entre 500 a 600 pessoas da comunidade estarão envolvidas. A passagem terá 815 metros e serão usadas duas toneladas e meia de serragem colorida, além de areia, borra de café, casca de ovo e tampinhas de garrafa", destacou o coordenador do evento José Edvaldo Freire Pinto. Na Santa Luzia, o caminho começou a ser montado às 22h de ontem.

DOAÇÕES

O tapete da Igreja Matriz Imaculada Conceição de Diadema é o mais inusitado, mas também o mais solidário. Começa a ser montado a partir das 13h e é formado por roupas doadas pela comunidade, pelo segundo ano consecutivo. "No ano passado conseguimos boa quantidade de roupas para doação. Só não deu para contar porque a distribuição foi rápida", afirmou o secretário paroquial René Vilela de Melo.

CELEBRAÇÃO

Em São Bernardo, a data irá celebrar os 200 anos da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, Matriz do município. Haverá procissão com concentração no Paço às 8h, e saída rumo à igreja às 8h30. A missa campal será às 9h.

Confira a programação:

Santo André

Catedral Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Praça do Carmo, s/n, Centro
Programação: Missa às 15h e procissão pelas ruas do bairro em seguida.

Paróquia São Camilo de Lelis
Endereço: Rua São Camilo, 53, Camilópolis
Programação: Missa às 17h, seguida de procissão.

Paróquia Senhor do Bonfim
Endereço: Rua Oratório, 1.458, Parque das Nações
Programação: Procissão às 9h, seguida pela missa. Haverá tapete dentro da igreja, com mosaicos em EVA e areia.

Paróquia Matriz de Santo André
Endereço: Praça Presidente Vargas, 1, Vila Assunção
Programação: Missa às 7h e 19h.

São Bernardo

Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz)
Endereço: Praça da Matriz, s/n, Centro
Programação: concentração no Paço Municipal às 8h, saída da procissão rumo à igreja às 8h30. A missa campal será a partir das 9h, com a chegada da procissão. Terá a participação de toda a diocese da região, que celebrará também os 200 anos da matriz.

São Caetano

Paróquia São João Batista 
Endereço: Rua Piauí, 774, Santa Paula.
Programação: Procissão às 15h30 saindo da paróquia até a Igreja Sagrada Família, onde acontecerá a missa, às 17h.

Paróquia Sagrada Família
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, 100, Centro
Programação: Missa às 17h, que reúne as 12 paróquias de São Caetano, seguida por procissão. A confecção do tapete começa às 8h40 na praça da igreja.

Diadema

Igreja Matriz Imaculada Conceição
Endereço: Praça da Matriz, s/n, Centro
Programação: Missa às 15h seguida de procissão. Confecção, a partir das 13h, de 'tapete assistencial' em volta da igreja, formado por roupas doadas pela comunidade.

Mauá

Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Praça Monsenhor Alexandre V. Arminas, 1, bairro Matriz
Programação: Missa às 16h seguida de procissão. Confecção de tapete a partir das 8h, na Rua Santa Cecília.

Ribeirão Pires

Paróquia São José 
Endereço: Avenida Santo André, 110, Centro.
Programação: Missa às 15h, seguida de procissão. Confecção de tapete a partir das 6h, nas ruas Jorge Tibiriçá, Rubião Júnior, Francisco Paulo Carpineli, Guimarães Carneiro, Major Cardim e João Ugliengo.

Paróquia Santa Luzia
Endereço: Rua Santa Luzia, 177, Santa Luzia.
Programação: Missa às 16h, seguida de procissão. A confecção do tapete começou às 22h de ontem no entorno da paróquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;