Economia Titulo
Termina hoje à meia-noite prazo de entrega do Imposto de Renda
Por Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
30/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Termina hoje à meia noite o prazo para os contribuintes acertarem as contas com o Leão. De acordo com a Receita Federal, até às 17h de ontem foram recebidas 21.431.736 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2009, ano-base 2008.

Para quem deixou para a última hora o envio da declaração é preciso tomar alguns cuidados para não cair na malha fina.

Segundo o delegado da Receita Federal de São Bernardo, Carmine Rullo, é importante que o contribuinte informe na declaração todas as fontes pagadoras, além disso não se deve deixar de declarar o rendimento dos dependentes. "É preciso tomar cuidado também com os rendimentos obtidos sobre planos de previdência privada (PGBL), esse tipo de investimento não é tributado na hora da aplicação, mas na hora da retirada há incidência do imposto", observou.

Rullo ressaltou que pelo sistema da Receita ser totalmente informatizado o contribuinte, logo após o envio da declaração, já fica sabendo no próprio site do órgão se caiu na malha fina. "A receita já possui todos os dados do contribuinte e diversas informações de empresas e bancos, por exemplo, são checadas automaticamente", explicou.

Para o advogado tributarista Antonio Gonçalves alguns pequenos erros podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina. "Fraudes comuns nas declarações como, por exemplo, sobra de dinheiro em caixa, descontos indevidos do plano de saúde e utilização de recibos com gastos médicos já declarados anteriormente podem fazer o contribuinte ser pego", alertou.

A estimativa da Receita Federal é que 25 milhões de contribuintes entreguem a declaração. Deve declarar quem teve rendimento tributável superior a R$ 16.473,72 no ano passado. Quem perder o prazo de entrega pagará multa de R$ 165,74, ou máxima de 20% do imposto devido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;