Economia Titulo
Venda de veículos zero bate recorde no Grande ABC
Por Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
31/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A corrida às lojas para garantir a compra do carro zero-quilômetro com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido fez com que a venda de veículos batesse recorde. Dados preliminares da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores ) revelam que os emplacamentos de carros cresceram 29,86% neste mês, saltando de 349.433 unidades negociadas em fevereiro para 453.780 até o dia 29.

Com o último dia da desoneração fiscal hoje, a expectativa da federação é negociar, no total, 508.593 unidades em março, crescimento de 45,55% frente a fevereiro (veja em arte ao lado).

No Grande ABC, os últimos dias de redução do IPI aumentaram em cerca de 50% a saída de veículos. Concessionárias da região têm trabalhado em esquema de plantão para conseguir atender aos clientes.

"Vendemos só neste mês 400 carros. Estamos quase com o estoque zerado. Juntou o fato de março ser um mês bom para saída de veículos com a corrida por conta do fim do benefício", explica a gerente de vendas da Avel de São Bernardo, concessionária especializada em modelos Volkswagen, Ednéia Vedovato.

Cristian Bittner, gerente da Chevrolet Vigorito, de Santo André, também comemora maior recorde de comercialização. "Até aqui (ontem), vendemos 550 veículos, contra 350 de fevereiro. Se tivermos procura maior, não aguento", brinca o profissional.

Apenas com carros populares no estoque, Rogério Lucila, responsável pela Fiat Paulitália, de Santo André, afirma que a procura na loja subiu 40% apenas nos últimos dias. "Estamos celebrando. Neste mês já faturamos 200 carros, contra 120 vendidos no mês passado, mas acreditamos que as vendas não cairão com a volta do imposto", prevê.

Mesmo confirmando o crescimento, a Sandrecar, revendedora da Ford, é a única a garantir que terá veículos com o IPI reduzido mesmo com a volta do imposto. "Temos um estoque muito bom. Acreditamos que por volta de duas semanas conseguiremos vender automóveis populares com os preços atuais, mas dependerá ainda do dia de amanhã (hoje)", adverte o gerente Klaus Cristhian Volker, que completa que a filial que dirige em Santo André comercializou 223 carros neste mês e a rede - composta por seis lojas - somou 1.300 automóveis vendidos até ontem.

O presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, atesta que o aumento nas vendas mostra que o governo acertou ao reduzir o IPI. O crescimento do setor no primeiro trimestre de 2010 foi de 8,3%. Segundo Reze, além do benefício concedido pelo governo federal, a oferta de crédito também foi fundamental para estimular as compras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;