Contexto Paulista Titulo
Enfrentamento do crack

A Assembleia Legislativa de São Paulo anunciou nesta terça-feira que deu início a um novo levantamento sobre a

Por Wilson Marini
12/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A Assembleia Legislativa de São Paulo anunciou nesta terça-feira que deu início a um novo levantamento sobre a situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas, desta vez com dados referentes ao ano de 2011. O objetivo é buscar informações sobre o número de dependentes químicos e os programas que os municípios adotaram para enfrentar o problema e saber até que ponto contam com equipamentos públicos na área de saúde para tratar dependentes.
A Frente Parlamentar que cuida do assunto colocou no ar o site www.mapadocrack.com.br, através do qual os gestores públicos responderão ao questionário. As 645 prefeituras do Estado receberam senha individual alfanumérica de seis dígitos para acessar a página do questionário.
O questionário elaborado pela Frente Parlamentar propõe às prefeituras responder questões como número de dependentes, inclusive menores de idade, atendidos no sistema público. Procura também saber se as administrações possuem centros de atenção psicossocial, se criaram conselhos municipais antidrogas e se implantaram algum programa exclusive de combate ao crack em 2011.
Além disso, a Frente Parlamentar quer saber se os municípios estão comprando vagas em comunidades terapêuticas para tratar os dependentes químicos e o montante de gastos que esta medida representa aos cofres municipais e os índices de recuperação nos tratamentos e as drogas mais presentes. O sistema ainda permite que os gestores deixem sugestões de políticas públicas.

Diagnóstico
A realização do novo levantamento, segundo o deputado Donisete Pereira Braga (PT), coordenador da frente, é o instrumento para monitorar as políticas públicas que os governos federal, estadual e municipais começaram a implementar no combate às drogas. " Conhecer a realidade é o primeiro passo, enriquece o debate e fortalece a estratégia em defesa de mais investimentos", diz ele.
O levantamento referente a 2010 contou com a adesão de 325 municípios, ou 76% da população do estado. O trabalho comprovou a existência de uma epidemia do crack que afeta principalmente municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. A maioria deles são carentes de equipamentos de saúde e assistência social para enfrentar o avanço do crack.
Os deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas reúnem-se nesta quarta-feira, a partir das 16h. Vão tratar da formação de uma comissão ao município do Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer programas que vem sendo colocados em prática para o combate ao crack, em especial as estratégias nas áreas de saúde e assistência social.

Placas refletivas
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a partir de 1º de abril veículos novos emplacados devem ter placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas. A medida também prevê placas maiores para novas motos emplacadas, que deverão ter 17 cm de altura e 20 cm de largura.
A obrigatoriedade, prevista na Resolução 372/2011, se aplica também em caso de transferência do município, perda ou deterioração. Fora disso, não há necessidade de fazer a troca. No caso das motos, a troca só é obrigatória em caso de mudança de município. As películas refletivas já eram obrigatórias para as motos desde 2007.
As duas mudanças devem facilitar visualização das placas em situações de fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, segundo o Contran. Em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, as placas refletivas possibilitam melhor visualização da distância do veículo em relação ao outro.

Seca
Março foi o mês mais seco em 20 anos no Noroeste paulista, segundo boletim divulgado pelo Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Unesp - campus de Ilha Solteira. Enquanto a média histórica das duas décadas apresenta uma média de 172 milímetros para o município de Ilha Solteira, neste ano a precipitação total neste período não passou de 14 mm, cerca de 8% da média esperada. Na avaliação do professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Unesp, a saída é a irrigação. "Estudos sobre balanço hídrico na região comprovam que em oito meses do ano há déficit hídrico no solo e o quem tem mudado ao longo do tempo é a intensidade deste déficit. O uso de sistemas de irrigação seria a única maneira de garantir produtividades elevadas das culturas em patamares elevados".

Breves

  • O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, anuncia a criação de perfis nas principais redes sociais, entre elas Facebook e Twitter. O objetivo é o público jovem e intensificar a divulgação das atividades.
  • Os consumidores estão cada vez mais realizando compras pela internet,  segundo estudo realizado pela IBM com 28 mil consumidores em 15 países, incluindo 1,8 mil brasileiros. No Brasil, mais de 50% dos consumidores preferem as compras pela internet. Dizem que têm mais opções de produtos e condições melhores de preços.
  • O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirma que quase nenhum município, grande ou pequeno, está em condições financeiras de cumprir integralmente o novo valor do Piso Salarial dos Professores.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;