Política Titulo
PSDB lidera a corrida ao governo em cinco estados
02/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Pesquisas do instituto Ibope em 14 Estados e no Distrito Federal mostram que o PSDB tem cinco candidatos a governador em primeiro lugar na corrida eleitoral - três deles em situação de empate técnico com adversários.

O PMDB vem a seguir, com quatro candidatos na liderança - três deles venceriam no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje.

O PSDB lidera em São Paulo, maior colégio eleitoral do

País, com o ex-governador Geraldo Alckmin, que tem 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira. Aloizio Mercandante (PT), aparece com 14% e Celso Russomano (PP), com 9%.

Também há tucanos à frente na Região Norte. Em Rondônia, o ex-governador Expedito Júnior lidera a corrida eleitoral, com 26% das intenções de voto, mas sua candidatura está pendente de aval da Justiça Eleitoral, que decidirá se ele se enquadra ou não na Lei da Ficha Limpa. O tucano foi cassado do cargo de governador em 2007 por compra de votos.

No Amapá, Jorge Amanajás (PSDB) tem 24% das preferências e divide a liderança com Lucas Barreto (PTB), com 25%.

Outro empate se registra em Roraima, onde o governador José Anchieta (PSDB) disputa a reeleição com o ex-governador Neudo Campos (PP). Os dois candidatos têm 41% da intenções de voto, segundo o Ibope.

Em Tocantins, segundo pesquisa encomendada por entidade de empresários do Estado, o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) tem 40% e está empatado tecnicamente com o atual governador, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), com 43%. Um deles será o vencedor no primeiro turno, pois só há dois candidatos no Estado.

Pesquisas de outros institutos indicam que o PSDB também tem chances de levar o governo do Paraná, onde o tucano Beto Richa e o pedetista Osmar Richa disputam o cargo; em Goiás, onde Marconi Perillo enfrenta Iris

Rezende (PMDB), e no Pará, onde Simão Jatene concorre com Ana Julia Carepa (PT), candidata à reeleição.

Em Mato Grosso, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) tenta vencer o favoritismo do peemedebista Silval Barbosa.

Trunfos - Além de Gaguim, no Tocantins, há peemedebistas na liderança em pesquisas Ibope em Minas Gerais (Hélio Costa, 39% das intenções de voto), no Rio (Sérgio Cabral, 58%) e na Paraíba (José Maranhão, 48%).

Ex-ministro de Comunicações no governo Lula, Costa tem como trunfos o apoio do presidente e do PT. Seu principal adversário é Antonio Anastasia, do PSDB, que assumiu o governo após o também tucano Aécio Neves renunciar para concorrer ao Senado.

O tucano Aécio é o principal cabo eleitoral de seu ex-vice, que tem 21% das intenções de voto e aposta no início do horário eleitoral gratuito para se tornar mais conhecido e crescer. Se vencer em Minas e no Rio, o PMDB controlará dois dos três Estados com maior eleitorado e Orçamento.

Se o crescimento no Sudeste dependerá das urnas, o encolhimento no Sul é uma certeza: em Santa Catarina e no Paraná, onde peemedebistas venceram em 2006, não há candidatos do partido concorrendo no pleito de 3 de outubro.

Os peemedebistas contam ainda com a reeleição de André Puccinelli, governador de Mato Grosso do Sul, que

concorre com o ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT.

PT - No Rio Grande do Sul, o partido aposta em uma virada. Pesquisa recente apontava o peemedebista José Fogaça dez pontos atrás do petista Tarso Genro.

O Ibope também mostra o PT na frente no Acre, onde Tião Viana tem 63% das preferências. O mesmo instituto

indica que Agnelo Queiroz (PT) está em segundo na disputa pelo governo do Distrito Federal, atrás de Joaquim Roriz, do PSC (38% a 27%).

Outros institutos de pesquisas apontam petistas na liderança na Bahia (Jaques Wagner) e em Sergipe (Marcelo Déda).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;