Memória Titulo
Possidonio: Grande ABC tem o seu pensador

Advogado trabalhista, toda uma história de luta...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Antonio Possidonio Sampaio, advogado trabalhista, toda uma história de luta, em especial no Grande ABC, que ele escolheu como a sua cidade, sem esquecer as origens nordestinas, fortes e sadias, que ele ama de paixão. 
Possidonio também intelectual, tão simples quanto capacitado, culto, de prosa fácil e construção literária que esbanja poesia construtiva. Um grande cara, o cronista dos nossos movimentos sociais, em especial o dos metalúrgicos do tempo do Lula que era Taturana.

E temos a sua prosa reunida no mimo da Edições Alpharrabio, aqui já apresentada e que traz tantas coisas mais que não podemos deixar de dividir com você. Uma bela homenagem da Dalila, da Luzia Maninha, da Fátima Roque, do Tarso de Melo, da equipe toda ao nosso literato que figura na seleção de todos os tempos dos pensadores do Grande ABC. 

O mimo recebeu o nome de Uma Cidade Sob os Pés. Que cidade? Santo André, é claro. Publicação pode e deve ser consultada na Alpharrabio, onde está a obra completa do Possidonio.

Padaria Portugal
Texto: Antonio Possidonio Sampaio

Salvador Bahia , personagem principal de Em Busca dos Companheiros, adorava andar a pé ao longo da Portugal, a mais conhecida das avenidas de Santo André.

Antes de descer a Rua Tito em direção à rua onde residia, a Laura, Bahia costumava parar na Padaria Portugal para saborear um chopinho ou um expresso, enquanto apreciava o movimento sentado a uma das mesas ou num dos banquinhos em volta da copa.

Também costumo seguir o itinerário do meu personagem. Embora a padaria atualmente não seja a mesma em matéria de qualidade, continuo frequentando-a na esperança de que alguém logo a transforme num point digno da mais atraente avenida da cidade.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: Andy Kirk à frente de sua black band; Julie London e Nat King Cole; amanhã: quatro cantoras ítalo-americanas: Frances Wayne, Kitty Kallen , Connie Francis e Liza Minnelli. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A presença de Elizeth Cardoso, centrado em um show que a cantora realizou, em 1972, no Caneção, casa de shows do Rio de Janeiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 26 de maio de 1982 - Nº 4911

Manchete - Destróier inglês é avariado na guerra das Malvinas

São Bernardo - Pichação toma conta das novas passarelas da Via Anchieta.

Debates - Pastoral Operária realiza semana de debates na capela Santo Antonio, do bairro dos Casa, em São Bernardo. Na abertura, a presença de frei José Manfroid, que acompanhou e participou de um movimento importante do período, o dos colonos de Ronda Alta (RS). "O movimento dos pobres pela terra, por uma reforma agrária, é irreversível", declarou o religioso.

Polícia - Dops reconstitui assaltos a bancos no Grande ABC.

EM 26 DE MAIO DE...

1922 - Antonio Cruchaki nasce em Santo André. Expedicionário brasileiro na Segunda Guerra Mundial, hoje presidente da Associação dos Veteranos da FEB, em São Bernardo. Noventa anos. Toda uma história de vida.

1952 - No último dia de sua estada em São Bernardo, missionários redentoristas participam de procissão até o ponto mais alto do centro da cidade, na Vila Duzzi. Uma grande cruz é conduzida pelo povo. Quem a construiu foram os trabalhadores da serraria de Willy Stuycker. A cruz é fincada na propriedade de Ernesto Vertamatti e deu origem ao nome da Rua do Cruzeiro.

A cruz de madeira se acha preservada na sede do DAE - Departamento de Água e Esgoto -, em Nova Petrópolis, hoje unidade da Sabesp.

1957 - Inaugurada a Rádio Independência, de São Bernardo, que depois se transformaria na Rádio Diário do Grande ABC, de tantas saudades - as duas.

HOJE
Dia do Seresteiro e Dia do Revendedor Lotérico.

SANTOS DO DIA 
Nossa Senhora do Caravaggio, Filipe Néri, Eva de Liége e Maria Ana e Zacarias.Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Oratório. Século 18. Madeira policromada. Procedente de Minas Gerais. Precioso oratório com pinturas nas molduras das portas representando os seis Doutores da Igreja.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

JOSÉ ROBERTO PESSONI
(Amparo, SP, 2-5-1948 - Grande ABC, 26-4-2012)

A galeria da Avenida Industrial, em Santo André, foi feita pela Emparsanco, empresa que sucedeu a Construtora Sortino, com história no Grande ABC. O ABC Plaza Shopping estava para ser inaugurado no Natal e o engenheiro-chefe, Dr. Katsumi, precisava de alguém que fosse até lá para dar uma satisfação, para dizer se a obra ficaria pronta, se daria tempo do shopping ser aberto no prazo.

O administrador de empresas José Roberto Pessoni não sabia de nada, já que, diretamente, não acompanha as obras em si feitas pela sua empresa.

- Pessoni, eu preciso que você dê um pulinho na Industrial, às 9h.
- Tudo bem. Estou indo para lá.

Pessoni chega ao local das obras e encontra câmeras de televisão, a reportagem do Diário do Grande ABC, aquela movimentação. Vários engenheiros especializados. O funcionário se aproxima. Os repórteres o cercam.

Perguntam se a obra ficaria pronta a tempo, se ia dar para inaugurar o shopping, se ia dar para abrir todo conjunto, se a portaria iria funcionar.

(E agora?)

- Não, não tem dúvidas, vamos terminar a obra, sim.

(E agora?).

Os engenheiros, que a tudo ouviam, esperam os repórteres se afastar e vêm para cima do preocupado Pessoni.

- Você está louco? Você acha que vamos terminar?
(Nossa Senhora!!!).

Chega o Dr. Katsumi.

- Katsumi, ele falou que vamos terminar a obra...
- O que ele falou???
- Falou que vamos terminar a obra a tempo.
- Então vai terminar. Podem ficar tranquilos que vamos terminar. Se o Pessoni falou, vamos acelerar e concluir a obra.

E a obra terminou. O shopping foi inaugurado normalmente. A obra ficou excelente, com a galeria e as pistas alargadas. A obra está lá até hoje, sem enchentes, nas melhores condições.

***

O texto acima foi publicado no livro dos 25 anos da Construtora Emparsanco. E o bom Pessoni partiu há um mês, pouco antes de completar 64 anos. Está sepultado no Cemitério Municipal de Amparo.

SANTO ANDRÉ
Sebastião Francisco Pereira, 95. Natural de Arceburgo (MG). Ontem. Cemitério Curuçá.
Moacir Cabral de Oliveira, 79. Natural de Bragança Paulista (SP). Ontem. Cemitério Municipal de sua cidade natal.

SÃO BERNARDO
João Manoel de Jesus, 86. Natural de Francisco Santos (PI). Dia 25. Jardim da Colina.
Onofra Candida de Jesus, 84. Natural de Guaxupé (MG). Dia 24. Cemitério do Baeta.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;