Política Titulo Após críticas
Vinholi garante que Estado está ‘à disposição’ da região

Secretário, porém, não explica se vai atender pleito do Consórcio para restringir transporte

Do Diário do Grande ABC
25/03/2021 | 00:34
Compartilhar notícia
DGABC


O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), disse ontem que “não corresponde à realidade” a acusação de que o Estado não apoia a implantação do lockdown na região. Em carta encaminhada ao Diário, o tucano garantiu que o governo avalia todas as reivindicações, mas não deixa claro se vai atender às do Grande ABC.

“Os municípios que entendem ser necessário endurecer ainda mais a fase emergencial têm total apoio do governo do Estado nas medidas reivindicadas, após as mesmas passarem por avaliação técnica de viabilidade nas secretarias pertinentes. Desta maneira, não corresponde à realidade a manchete (...) publicada na edição desta quarta-feira”, escreveu Vinholi em carta endereçada ao jornal.

O Diário trouxe ontem críticas do presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), à negativa do Estado de atender o pedido para restringir o embarque em trens, ônibus intermunicipais e trólebus de passageiros que não sejam trabalhadores considerados essenciais, como médicos e enfermeiros.

“O governo perdeu grande oportunidade de demonstrar articulação regional”, desaprovou Paulo Serra. Considerando que lockdown só seria eficaz se determinado em conjunto pela Região Metropolitana, exatamente devido à questão dos transportes, o Grande ABC optou por megaferiadão de nove dias, a partir de sábado.

Vinholi repetiu algumas vezes na carta que o Estado está “à disposição, caso o Grande ABC precise de apoio na implementação de medidas”. Ele não disse nada, todavia, a respeito da restrição do transporte, pedido que Paulo Serra garante não ter sido atendido.

“Procon, agentes da segurança pública e da vigilância sanitária estão trabalhando há semanas no auxílio aos municípios de diferentes localidades do Estado em ações sanitárias e de conscientização, de autuação e de fiscalização. Isso confirma o quanto o governo de São Paulo tem apoiado e atendido às Prefeituras”, posicionou-se Vinholi.

O secretário disse que cidades têm autonomia para adotar medidas mais duras. “Conforme entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), as prefeituras têm a prerrogativa de adotarem restrições mais amplas no enfrentamento à Covid-19 do que as que já contemplam o Plano São Paulo”, citou, lembrando Ribeirão Preto, Rio Preto, Baixada Santista e Araraquara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;