Memória Titulo
Do Núcleo Colonial à Cidade Ferraz do Montanhão

No voo rasante que fez sobre S.Bernardo em 1968, Beltran Asêncio focalizou aquilo que os antigos costumavam chamar de "o fim da Vila"

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


 No voo rasante que fez sobre São Bernardo em 1968, Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, focalizou aquilo que os antigos costumavam chamar de "o fim da Vila". Percorram a foto conosco e observem um entroncamento importante que mescla o trevo do quilômetro 23 da Via Anchieta e trecho da antiga Estrada do Vergueiro, prestes a receber o nome de Avenida Dr. José Fornari.

Defronte à portaria principal da Brastemp, da antiga Brasmotor, começava a Rua Marechal Deodoro apontando para o Centro. Antes de 1895, portanto bem antes da abertura da Via Anchieta, a Marechal e a Dr. José Fornari tinham o único nome de Vergueiro, que interligava os fundos da antiga igreja da Sé ao litoral, num traçado que é possível reconstituir hoje, mesmo com a abertura da Represa Billings e da interdição do Caminho do Mar, entre Riacho Grande e Cubatão.

Só para lembrar: ontem, 21 de abril, completaram-se 200 anos da criação da Paróquia de Santa Ifigênia, em São Paulo, erigida em 1809. Naquele tempo, o Grande ABC pertencia à Paróquia da Sé, mas três anos depois, em 1812, seria criada a primeira paróquia local, a de São Bernardo, em coincidência à criação da Freguesia de São Bernardo, o que ofereceria à nossa região o seu primeiro cartório, o de registro civil.Mas voltemos à imagem aérea do Beltran. Ela representa várias coisas: re, Caio, Miles, Sotero e Teodoro.

1 - A força industrial, representada no caso pelas indústrias Volkswagen, Brastemp, Simca e Dohler. À exceção da Volks, que resiste, os demais espaços industriais foram ocupados por atividades comerciais, como a Wall Mart e o depósito da Casas Bahia.

2 - A Via Anchieta, cuja primeira pista foi inaugurada em 1947, atraiu o novo parque industrial de São Bernardo. Até então a cidade tinha nos móveis e nas tecelagens, indústrias quase artesanais, o forte da sua economia.

3 - Antes da Anchieta e das fábricas, esse espaço representava o início da Linha Colonial São Bernardo Novo, do século 19, que era vizinha à sede do Núcleo Colonial, de 1877. Grande parte da área fotografada pertenceu à família Arsuffi.

4 - Antes do Núcleo Colonial, o destaque local eram as duas fazendas dos monges beneditinos, uma chamada São Bernardo - origem do nome do Município - e outra chamada Jurubatuba, em direção às terras dos atuais bairros Assunção e Alves Dias.

5 - Da foto em si, a urbanização nasce em 1952. Naquele ano foi aberto um loteamento chamado Vila Ferrazópolis, que significa Cidade (Polis) Ferraz, em alusão ao nome do loteador, o advogado paulistano Oswaldo Ferraz Alvim.

6 - E foi no coração da Cidade Ferraz que o Palestra de São Bernardo construiu sua casa, "naquele fim do mundo", como disseram os dirigentes de então, saudosos do estádio que ficava na central Praça Lauro Gomes.

7 - Ao fundo da foto é possível observar áreas baldias. Dizia-se: ali ficavam as fraldas do Montanhão, ou os pontos mais distantes da Linha São Bernardo Novo, para diferenciar da Linha São Bernardo Velho, esta localizada na primitiva sede da Fazenda São Bernardo, em outro ponto da Estrada do Vergueiro, hoje Avenida Senador Vergueiro, em Rudge Ramos, às margens do Ribeirão dos Meninos.

UM ECOMUSEU: FAUSTO & MARLENE

"Noiva": boneca de louça. 1930. Procedência: EUA. Detalhes: os sapatos e brincos. Adquirida por Alfredo Guedes Lopes, primo de Fausto Lopes.

O material que vem sendo mostrado neste espaço pertence à coleção particular do casal Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 22 de abril de 1979
MANCHETE - Macedo (Murilo, ministro do Trabalho) não acredita em nova greve.
EDITORIAL - A quem a favela não incomoda.

EM 22 DE ABRIL DE...

1929 - Alunas da Escola Normal de São Paulo realizam excursão de estudos às fábricas Viscoseda e Adelina, em São Caetano.
1947 - Inaugurada a Via Anchieta, com duas pistas no planalto e uma na serra.

MUNICÍPIO PAULISTA
· Itanhaem - Em 1532 Martim Afonso de Souza desembarca no local. O 22 de abril como aniversário da cidade foi instituído em 1956, por decreto estadual e aprovação da Câmara Municipal.

HOJE
Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil, Dia Internacional da Terra, Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia da Aviação de Caça.

SANTOS DO DIA
Bartolomeu de Cervere, Caio, Miles, Sotero e Teodoro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;