Política Titulo
Senado se prepara para CPI do Apagão Aéreo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/04/2007 | 20:53
Compartilhar notícia


Com a entrega do requerimento para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo no Senado, feita nesta quarta-feira pelo DEM (ex-PFL), o presidente Renan Calheiros anunciou que vai seguir o regimento interno e já marcou para a próxima terça-feira uma reunião com os líderes dos partidos para discutir a formação da Comissão. “Sou contrário à CPI, mas serei na presidência do Senado um escravo do regimento”, afirmou.

A CPI no Senado terá 180 dias para investigar a crise no sistema de transporte nos aeroportos brasileiros. O requerimento protocolado pela oposição tem 34 assinaturas: 15 do DEM, 13 do PSDB, quatro do PMDB, uma do PDT e uma do PSOL.

Pelo regimento, a CPI terá a divisão das suas 13 cadeiras assim distribuídas: quatro do PMDB, três do DEM, dois do PSDB, dois do PT, um do PDT e um do PTB. “Teoricamente, o governo tem sete cadeiras, e nós da oposição, seis. Mas vamos buscar a relatoria”, disse o líder do Democratas, José Agripino (RN).

Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), informou que fez um acordo com o líder do seu partido na Câmara dos Deputados, Antônio Carlos Pannuzio (SP), para que a CPI no Senado ser instalada somente depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que vai julgar na quarta-feira o mandado de segurança para a instalação de uma CPI nos mesmos moldes na Câmara.

“Só montaremos a CPI no Senado depois que ela for implantada na Câmara”, afirmou Virgílio. “A nossa comissão vai proteger a de lá, em caso de endurecimento do governo”.

Já a líder do governo no Senado, Roseana Sarney (PMDB-MA), disse que acredita que pode haver ainda um acordo para que a CPI não saia nas duas casas legislativas, ou que seja criada uma CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito Mista). “O governo está tranqüilo. Agora, em política o diálogo é essencial, por isso vamos procurar os líderes da oposição para ver o que pode ser feito”, assinalou.

Roseana adiantou que na quinta-feira o Conselho Político do governo vai se reunir, às 9h30, e a questão da CPI será debatida,  para tentar um acordo com a oposição. “Vamos ver no que vai dar”, completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;