Internacional Titulo
Americanos pedem proibiçao de cigarros de chocolate
Por Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 11:16
Compartilhar notícia


Os menores que consomem cigarros de chocolate e outros doces vendidos em embalagens semelhantes às de maços de cigarros tornam-se mais susceptíveis de virar fumantes, segundo pediatras americanos, que pedem a interdiçao desses cigarros aparentemente inofensivos.

``O pacto tácito entre a indústria do fumo e os fabricantes desses doces-cigarros nao deve prejudicar os esforços para eliminar esta prática potencialmente maléfica', afirmam os especialistas.

Em apoio à organizaçao mundial da saúde (OMS), os autores afirmam que pesquisas desfavoráveis a essa indústria sobre os cigarros de chocolate foram ``suprimidas'. Eles citam como exemplo um estudo de 1991 utilizado durante audiências públicas nos Estados Unidos contra uma eventual restriçao de sua venda.

O estudo do dr. Howard Kassinove, psicólogo da universidade d'Hofstra, foi também reduzido de 76 páginas a 31, excluindo várias referências.

Segundo os pediatras, a origem da indústria fabricante desses cigarros e outros doces vendidos em embalagens semelhantes às de cigarros comuns é obscura.

Em 1939, os fabricantes de cigarros autorizaram os confeiteiros a copiar seus maços de cigarros. Há inclusive fotos de maços semelhantes às marcas que papai fuma' - ``Cool' para ``Kool', ``Pell Mell' para ``Pall Mall' -ilustrando o risco de confusao.

Essas 'guloseimas' estao proibidas em numerosos países, entre eles o Canadá, Reino Unido, Finlândia, Noruega, Austrália, Bahrein, Kuwait, Oma, Qatar e Arábia Saudita, relatam os pediatras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;