Nacional Titulo
Brasil vai testar vacina contra esquitossomose
Das Agências
09/08/2010 | 07:21
Compartilhar notícia


O País está prestes a oferecer a primeira vacina contra a esquistossomose, patologia que afeta 200 milhões de pessoas no mundo e provoca 200 mil mortes por ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, há quase 4 milhões de atingidos.

A vacina foi desenvolvida por uma pesquisadora brasileira e teve sua licença adquirida por uma empresa paulista. Os testes em seres humanos começam ainda neste ano e a vacina deve chegar ao mercado em 2015. A instituição só aguarda a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) e afirmou que os testes em animais foram positivos.

A criação da vacina só foi possível graças aos estudos da médica e pesquisadora titular da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Miriam Tendler, no início dos anos 1990. A especialista isolou a proteína SM 14, obtida do Schistosoma mansoni, verme que causa a doença na América Latina e na África. Segundo a OMS, a proteína é a maior esperança contra a esquistossomose atualmente.

DOENÇA

A esquistossomose, ou barriga-d'água, é causada por um platelminto, animal invertebrado, conhecido como Schistosoma. Na América Latina e na África, a espécie Schistosoma mansoni responde pelas infecções. Sintomas como anemia, febre e diarreia são os mais comuns.

Outra doença, a fasciolose hepática, manifestada em bovinos, caprinos e ovinos, também é alvo das pesquisas. Uma vacina já foi testada com sucesso em carneiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;