Memória Titulo
A Pinacoteca e a Coleção Brasiliana de Olavo Setúbal

Duas dicas: este livro belíssimo da Pinacoteca do Estado, organizado por Taísa Palhares e lançado pela Imprensa Oficial, e a exposição...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Duas dicas: este livro belíssimo da Pinacoteca do Estado, organizado por Taísa Palhares e lançado pela Imprensa Oficial, e a exposição Coleção Brasiliana Itaú, realizada na própria pinacoteca e que poderá ser visitada até 2 de maio.

Taísa Palhares é a coordenadora do projeto História da Arte Brasileira no acervo da Pinacoteca do Estado. A Coleção Brasiliana é a herança artística que o banqueiro Olavo Setúbal nos deixa. Focaliza paisagens brasileiras vistas por pintores nacionais como Portinari e internacionais do nível de Debret.

Uma terceira dica: o ingresso à Pinacoteca do Estado é baratinho. Aos sábados, a entrada é franca. Dá para ir de trem: basta descer na Luz e atravessar a rua. O prédio da Pinacoteca é lindo, suas exposições permanentes e temporárias maravilhosas. Sigam até lá e vejam o que o Setúbal deixou.

DA APRESENTAÇÃO

"(...) esta publicação dirige-se a todas as pessoas interessadas na história da arte brasileira e que buscam compreendê-la mediante o exercício crítico do olhar." (Marcelo Mattos Araujo, diretor da Pinacoteca).

ARTISTAS FOCALIZADOS

Pedro Américo, Rodolfo Bernardelli, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Flávio de Carvalho, Cândido Portinari e Emiliano Di Cavalcanti.

EM 23 DE ABRIL DE...

1910 - Lei municipal autoriza a construção de duas pontes em Pilar, hoje Mauá.

1950 - A cantora lírica Josefina Spagnuolo, natural de São Caetano, ganha o seu primeiro Prêmio Roquete Pinto.

1955 - Fundada a Oficina Santa Sofia das Associações e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, em Riacho Grande, São Bernardo.

1970 - Maurice Stans, secretário do Comércio dos Estados Unidos, vem a Santo André em visita à Isam (Indústria Sul-Americana).

Trabalhadores

Nasce em 23 de abril:

1924 - Jacyr Ferreira de Mattos. Associado nº 956 do Sindicato dos Químicos. Condutor da Rhodia Química. Residência: Rua São Vicente, 182, Santo André.

MUNICÍPIO PAULISTA

Em 23 de abril de 1683, a Vila de São Paulo recebe a notícia da sua elevação à sede da Capitania.

SANTOS DO DIA

Adalberto de Praga, Egídio de Assis e Jorge. Na estampa, São Marcelino (bispo).

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

A greve dos 41 dias - 23º dia

Também o Largo da Matriz da Boa Viagem é ocupado por tropas policiais. Assembleia não pode no Paço, no estádio da Vila Euclides e nem na Matriz. Comando geral da greve e Dom Cláudio Hummes orientam os metalúrgicos, em 23 de abril de 1980, a se reunirem numa das 23 paróquias de São Bernardo. De Brasília, o presidente Figueiredo sentencia: "Igreja conduz-se mal."

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 23 de abril de 1980

Manchete - Gasolina, Cr$ 28 e gás a Cr$ 13,40 a partir de amanhã

Campanha salarial - Greve registra novas detenções e metalúrgicos mantêm decisão.

Educação - Alunos da Mauá e da Filosofia da Fundação Santo André boicotam mensalidades.

Editorial - Retorno à democracia exige determinação

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Ferrovias, um tema em debate.

Teatro - Grupo Regina Pacis, de São Bernardo, comemora 18 anos.

Polícia - Briga e morte na festa de casamento no Alvarenga.

HOJE

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Nacional do Choro e Dia do Clero Indígena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;