Internacional Titulo
Candidatos à presidência da Guatemala são reprovados em teste cultural
Por Da AFP
10/07/2007 | 16:26
Compartilhar notícia


Os candidatos à presidência da Guatemala foram reprovados em um teste de conhecimento sobre os principais indicadores de pobreza, analfabetismo, saúde e divisão política do país centro-americano.

Segundo um jornal local, o favorito na corrida presidencial, o social-democrata Alvaro Colom, foi o que melhor pontuou no questionário de 15 perguntas realizadas ao vivo aos candidatos para a eleição de nove de setembro.

Colom fez 59,4 pontos ao acertar seis perguntas, com igual número de aproximadas e três incorretas, enquanto que a candidata indígena e Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú, foi a penúltima classificada, com apenas 23,1 pontos. Menchú só acertou uma pergunta, teve cinco aproximadas e o resto incorretas.

Em segundo lugar no questionário, ficou o general Otto Pérez. O militar fez 49,5 pontos ao responder corretamente a duas perguntas, com onze aproximadas e duas incorretas.

O conteúdo do questionário era sobre os idiomas que se fala no país, sua extensão territorial, dívida externa, índice de pobreza e pobreza extrema, quantidade de municípios, salário mínimo para o campo e a cidade, indicadores de saúde e artigos da Constituição.

"Se compararmos os resultados obtidos com os que são necessários para se entrar na Universidade de San Carlos (61 pontos de 100), todos os candidatos seriam reprovados", afirmou o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;