Internacional Titulo
Milosevic persegue grupo universitário
Por Do Diário do Grande ABC
22/09/2000 | 10:22
Compartilhar notícia


O movimento juvenil Otpor, que em sérvio quer dizer resistência, era só uma reuniao de estudantes vindos de várias universidades da Sérvia quando foi criado em 1998, mas durante os últimos anos converteu-se no grupo mais perseguido pelo presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic.

O movimento foi fundado durante manifestaçoes estudantis em Belgrado contra a nova lei universitária do Parlamento sérvio, julgada repressora. Depois dos primeiros protestos, vários jovens ativistas resolveram tornar mais ampla a proposta do grupo, que ganhou adesoes em toda Sérvia e tem hoje cerca de 50 mil partidários.

Segundo eles, a situaçao do país é ``catastrófica' devido ao domínio do último ditador da Europa.

O Otpor insiste em nao ter uma hierarquia bem definida - nao tem líder nem aderiu a nenhum dos aproximadamente 200 partidos políticos existentes na República Federal da Iugoslávia. Seu símbolo, um punho cerrado em preto e branco, representa o ``valor pessoal' dos iugoslavos e figura na bandeira negra na sua sede em Belgrado. O movimento nunca pôde se registrar oficialmente porque as autoridades o consideram uma formaçao ``fascista e terrorista', ligada à Organizaçao do Tratado Atlântico Norte (Otan).

Seus membros sao vítimas de detençoes e desentendimentos com policiais freqüentemente. As visitas da polícia aos seus locais de reuniao se multiplicaram a medida que a data das eleiçoes presidenciais e legislativas se aproxima e as campanhas políticas se intensificaram. Nao é à toa que o lema do movimento juvenil é ``Está terminado, referindo-se ao regime de Milosevic.

Mais de 600 ativistas do Otpor foram detidos ``por atentado contra a ordem pública', desde o início do ano na Sérvia. Muitos deles foram libertados logo depois de serem interrogados.

Três militantes do Otpor foram condenados em Belgrado a 50 dias de prisao por perturbaçao da ordem pública ao pintar os muros da capital. Apesar disso, a perseguiçao nao parece esmorecer a combatividade dos jovens militantes do Otpor, que recebem apoio principalmente dos intelectuais e artistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;