Memória Titulo
A Revolução de 32 e a participação do Grande ABC

São poucos os vivos que testemunharam o evento. E foram alguns milhares, e algumas centenas aqui no Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Foi o levante patriótico da gente bandeirante que propiciou uma abertura democrática de que hoje podemos desfrutar, todos, indistintamente".
Tito Costa, Diário, 7-7-2001.

* * *

Hoje, 9 de julho, feriado paulista. Uma data nova no calendário das festividades de São Paulo, mas lembrada com carinho desde um ano emblemático da história estadual, o 1932.

São poucos os vivos que testemunharam o evento. E foram alguns milhares, e algumas centenas aqui no Grande ABC, que tiveram grande participação na luta que São Paulo liderou no primeiro governo Vargas para oferecer uma Constituição democrática ao País.

Diz-se sempre que São Paulo perdeu nas armas, mas ganhou como postura. E a Constituição finalmente selada ainda na Era Vargas deve-se, sem dúvida, à posição paulista.

O Grande ABC assistiu e participou de perto da movimentação. Tivemos alistamentos vários, bancos de sangue.

A usina da Light na Billings foi bombardeada. Um filho de Ribeirão Pires morreu em combate, Francisco Monteiro, hoje nome de avenida central.

Em São Bernardo há casos como os dos Lima, que se alistaram: o velho Quirino e seu filho Hygino, futuro prefeito. Nelson Cardoso Franco, de Santo André, foi preso com os Mesquita, do jornal O Estado de S. Paulo, e os caricaturou na prisão, desenhista que era. Charges já publicadas aqui na coluna Memória e no Jornal da Tarde, do grupo dos Mesquita.

Se não temos sobreviventes, temos as suas histórias, divulgadas aqui e ali. Reuni-las significaria oferecer às novas gerações um testemunho de época, heroico e patriótico. Quem se habilita a publicar?

UM MONUMENTO
Prefeito Tito Costa, de São Bernardo, construiu e inaugurou, em 9 de julho de 1982, um obelisco dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932. Está no bairro Paulicéia e lembra o obelisco maior, o do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O FERIADO
O dia 9 de julho é feriado graças à lei sancionada pelo governador Mário Covas em 1997.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 9 de julho de 1980

Manchete - Papa João Paulo II pede a ajuda que permita ao pobre se reerguer; missa para 1 milhão de fiéis em Belém (PA)

Previdência - Plano-piloto do Inamps é aguardado no Grande ABC.

Santo André - Reivindicada passarela para pedestres na Avenida Pereira Barreto.

Editorial - Quando os empréstimos são justificáveis

EM 9 DE JULHO DE...
1932 - Inicia-se em São Paulo a Revolução Constitucionalista.

1970 - Clube Bochófilo de Santo André sagra-se novamente campeão paulista, oito anos após o último título.

Trabalhadores
Nasce em 9 de julho:
1911 - Plácido Augusto Alonso. Natural de Rosal, Espanha. Sócio nº 592 do Sindicato dos Químicos do ABC. Marceneiro residente à Rua José Bonifácio, 169.
Fonte: 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE
Dia da Revolução Constitucionalista.

SANTOS DO DIA
Agostinho Zhao Rong, Anatólia, Everilda, Madre Paulina e Nicolau Pick.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;