Memória Titulo Coluna
Ele vendia gibi no Cine Art

Memória publica a Semana Santo André 2020 recorrendo às informações armazenadas pelo advogado Gerson Gomes da Silva com apoio da pesquisadora Claudia Ferreira do blog Santo André Ontem e Hoje

Por Ademir Medici
12/04/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Menino, Gerson morou na Vila Alice e na Vila Guiomar, da Rua Corumbá, 182, para os prédios do IAPI – prédio 34, apartamento 12.
- Eu frequentava o Cine Art. Vendi gibi na porta do cinema.
- Perto dali se fazia o programa Calouros Glória no salão do padre da Vila Alpina, da igreja Santo Antonio.
- O salão do Cine Art hoje é ocupado por um supermercado.
- Deste espaço da infância, Gerson descia pela Rua Catequese em direção ao Centro, pois aos 10 anos de idade engraxava sapatos no salão Cantamessa, que pertencia a Domingos Galuzzi. Manoel Fernandes, chamado Sr. Rubens, era um ótimo oficial barbeiro, como se verá.
Cinemas – Em 1969, Santo André possuía nove cinemas de rua: além do Art, Carlos Gomes, Iporanga, Irajá, Raf, Roxy, Tamoio, Tangará e Urupema.
Em 2020, todos estes espaços se transformaram. Têm outras ocupações. Resta o Carlos Gomes, que aguarda restauro, mais os cinemas dos shoppings.

Hoje
- Dia da Intendência do Exército Brasileiro

Semana Santa na história

Ontem e hoje, a programação na Paróquia de São Bernardo
- 1920. Domingo. Às 5h, procissão da Ressurreição; 10h, missa cantada com sermão; 16h, vésperas solenes e benção do Santíssimo Sacramento.
Tempo do padre Francisco Navarro, da banda de música Progresso, do coro das Irmãs de São Carlos e das senhoritas da paróquia.
- 2020. Participe e acompanhe pela internet as cerimônias do Domingo de Páscoa em São Bernardo. Transmissão virtual. Facebook: paroquia nossa senhora da boa viagem – basílica menor.

Etianos

Lembranças dos que estudaram na Escola Técnica Industrial
Lauro Gomes (ETILG), depois ETE e Etec, em São Bernardo

Marcelo Martin
Mecânica – Turma de 1984

Concluído o curso na ETI Lauro Gomes, iniciei a Faculdade de Engenharia Mecânica na Unisanta, em Santos, em paralelo com o estágio na Volkswagen, onde fui efetivado como planejador de Processos.
Desenvolvi minha carreira na montadora: ocupo o cargo de supervisor executivo desde 2001, atuando nas áreas de Engenharia de Produção, Logística e Planejamento de Manufatura, desenvolvendo projetos para as plantas do Brasil e Argentina.
Além da formação como engenheiro, sou pós-graduado em Administração de Negócios e Gestão de Pessoas. Tenho grande orgulho da formação e das amizades que a ETI me proporcionou. Estive presente em todos os encontros de nossa turma de 1984.

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de abril de 1970; ano 12; edição 1208

Manchete – Esfomeados invadem as cidades do Ceará
São Caetano – Alberto do Carmo Araujo – o jornalista e radialista Giba – assume a presidência da Liga São-Caetanense de Futebol, em solenidade realizada no Palácio dos Esportes.

Em 12 de abril de...

1585 – Chegam ao Brasil os primeiros franciscanos.
1915 – População de São Caetano reclama contra a morosidade da Light na ligação da luz elétrica nos prédios.
1920 – União dos Oficiais de Barbeiros dirige memorial aos proprietários de barbearias reivindicando aumentos variáveis à categoria, de acordo com a faixa salarial dos profissionais: de 15% a 30%.
- Concedidas licenças a duas professoras da região: Thereza Maggio Manfro, da Escola da Estação de Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra; Ida Leal do Canto, da Escola de Ribeirão Pires.
1930 – Inaugurada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André.
1960 – A empresa funerária Pagano, de Santo André, impetra mandado de segurança contra a Prefeitura de São Bernardo, com o objetivo de estabelecer-se no município.
O prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, seria contrário ao pretendido, daí a funerária recorrer à Justiça.
1975 – Inaugurado o Grupo Escolar da Vila Palmares, em Santo André.
- Refesa (Rede Ferroviária Federal) instala canteiro de obras para construção da nova estação de Mauá.</CW>

Santos do Dia

- Zenão de Verona
- Júlio 1º. Foi papa no século IV.
- Vitor de Braga
- Sabas Godo

PÁSCOA.Ressurreição do Senhor: Cristo ressuscitou e este dia será sem pôr do sol, cf o blog Santo Del Giorno




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;