Setecidades Titulo
Parque ecológico feito pela comunidade
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
20/08/2005 | 08:40
Compartilhar notícia


Com restos de material para construção, os moradores do Alvarenga começaram a desenhar um Parque Ecológico, às margens da represa Billings. Todos os domingos, eles se reúnem em mutirão para recuperar um terreno de 46 hectares, tomado pelo mato e cortado por um córrego de esgoto que desemboca num dos braços do reservatório. A iniciativa, idealizada pela própria comunidade, pretende mais do que levar uma opção de lazer à periferia. O objetivo maior, garantem os voluntários, é conter as ocupações irregulares e preservar a área de manancial.

Localizado na estrada dos Alvarenga, o futuro parque está encravado entre a rodovia dos Imigrantes, Jardim das Orquídeas e o Parque Havaí. Quem chegou à região no início dos anos 80 se lembra que o terreno, antes, era o espelho d'água da represa. A construção das moradias irregulares provocou o assoreamento da Billings. "A gente pescava tilápia aqui. Dava até para nadar. Hoje, parece que a represa secou, como maré baixa. Mas a água foi sufocada", conta Raimundo Barbosa, 53 anos, presidente da União das Vilas do Grande Alvarenga, que agrega entidades de bairros vizinhos.

Desde outubro, os moradores se uniram para transformar o local, que mais se parece com um brejo. A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), responsável pela área, fornece o material para as pequenas reformas, como madeira e pedriscos. Três pontes foram construídas e 800 metros de trilha para pedestres já foram delimitados. Sem contar as mudas que foram plantadas para reflorestar a área e as cercas que isolam a represa.

Tanto empenho, avalia o voluntário João Carlos Bissoli, será compensado com a melhoria da qualidade de vida. "Muita gente passa por aqui, todos os dias. Umas 800 pessoas. Nos     fins de semana fica lotado. Então, se os moradores não participarem, não há milagre que resolva. "

Além das trilhas e das pontes, um playground para as crianças também será construído. E o campinho de futebol que já existe, melhorado. O projeto ainda não está totalmente definido. "É a comunidade quem decide o que vai ter aqui. Se alguém der um palpite e todo mundo aceitar, a gente muda", explica Barbosa.

A idéia é que o Parque Ecológico da Várzea do Grande Alvarenga - nome provisório da área - fique pronto até o final do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;