Memória Titulo
Hoje, os 42 anos do Diário do Grande ABC

O primeiro número circulou em 9 de maio de 1968 e deu continuidade numérica aos 622 números anteriores do News Seller

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Uma carruagem de flores para a mulher que sempre será mãe. Mãe e mulher: um só ser, árvore da vida. Síntese do universo, todas as maravilhas estão reunidas num único ser, na forma infinita de ser mãe." (Guido Fidelis)

* * *

Hoje é o aniversário do Diário do Grande ABC. O primeiro número circulou em 9 de maio de 1968 e deu continuidade numérica aos 622 números anteriores do News Seller, semente do Diário de hoje. Ou seja: são 42 anos de jornal diário. Os 52 anos de empresa jornalística independente serão completados terça-feira, dia 11, já que o NS nº1 circulou em 11 de maio de 1958, um domingo de Dia das Mães, como hoje, da mensagem de Guido Fidelis.

A história do grupo News Seller/Diário começa com quatro jovens vizinhos da Vila Zelina, em São Paulo, seus fundadores, cujos nomes são estampados diariamente, até hoje, no expediente do jornal: os irmãos Dotto, Edson Danilo e Maury de Campos, Fausto Polesi e Ângelo Puga.

O primeiro Diário circulou com 24 páginas na quinta-feira 9 de maio de 1968. Trouxe como manchete algo bem ligado ao momento político de exceção vivido no País, com reflexos regionais: Prisão de sacerdotes agita círculos católicos da região.

O Scania Clube e a memória do futebol em São Bernardo

Scania Clube, de São Bernardo, celebra neste mês seus 50 anos de fundação: 1960-2010. São várias as atividades realizadas, e a Memória está presente. O acervo histórico do clube circula inclusive na fábrica Scania. E, entre as imagens, algumas ajudam na construção da própria memória de São Bernardo.

Três fotografias do acervo de Ernesto Thomé registram flagrantes de um campo de futebol de várzea símbolo de São Bernardo, o campo do Brasil, na Rua Frei Gaspar, o conhecido Estádio Almerindo Protti.

Trata-se de área nobre de São Bernardo, às margens do Ribeirão dos Meninos. Desapropriado nos anos 1970, o espaço é cortado hoje pela Avenida Faria Lima e pelo sistema trólebus. Área remanescente recebe o nome de Praça Brasil e guarda monumento comemorativo ao centenário da imigração italiana ao Brasil: 1875-1975.

A greve dos 41 dias - 39º dia

Sexta-feira, 9 de maio de 1980. Uma nova assembleia é realizada na Matriz da Boa Viagem. Entre os presentes, dom Cláudio Hummes, bispo diocesano do Grande ABC.

Membros do comando de greve decidem pelo encerramento do movimento em São Bernardo e Diadema, mas deixam a decisão para uma derradeira assembleia, no domingo.

Nelson Campanholo, único diretor efetivo deposto do Sindicato dos Metalúrgicos que não está preso, nega encontro do comando de greve com o deputado Francisco Rossi, do PDS (o partido do governo militar, sucessor da Arena).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 9 de maio de 1980

Manchete - Justiça determina prisão preventiva de líderes sindicais: Lula e mais nove

Editorial - E a greve se transformou em guilhotina

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - A tributação do nada.

Teatro - Liberada pela censura, Calabar, peça de Chico Buarque e Rui Guerra, estreou no Teatro São Pedro, em São Paulo.

Polícia - Assaltantes levam 4 milhões da agência Itaú da empresa ZF, em São Caetano.
Turma da esquina e do Napolitano
Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias

Hoje é o aniversário de Vito Sapuppo, o Vitinho, nascido em 9 de maio de 1946.

Trabalhadores
Nascem em 9 de maio:

1906 - Lazaro Jacinto de Camargo. Natural de São João da Boa Vista. Sócio nº 331 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Utinga.
Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia das Mães e Dia da Europa.

SANTOS DO DIA

Catarina de Bolonha, Firmino, Gerôncio, Hermes e Pacômio.
Na estampa, São Gregório.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;