Setecidades Titulo
Desafio de Redação soma mais de 55 mil produções
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
09/10/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Ontem foi o 18º dia de prova da 4ª edição do Desafio de Redação do Diário. Até o dia 5 de outubro, cerca de 57.400 redações já haviam sido produzidas pelos alunos e corrigidas pelos professores e universitários da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Até hoje, em todo o Grande ABC, 154 escolas públicas e particulares participaram do concurso literário, cujo tema é Crack, Tô Fora!.

Foram 18.100 redações feitas por alunos de Diadema, 10.400 de São Caetano, 7.700 de Mauá e 3.100 em Santo André.

Um dos alunos envolvidos na correção das redações é Alexandre Scarcioffolo, aluno do 3° ano do curso de Economia. Ele relata suas primeiras impressões. "Muitas redações tinham histórias reais, assim conseguimos ver a curta distância que essa substância está de nós", comenta.

Já Gisele Faria, aluna do 4º ano de Finanças, observou os frequentes erros ortográficos encontrados nas produções. "Poucos foram os estudantes que conseguiram se expressar de maneira minimamente adequada. Isso é somente o reflexo das deficiências do sistema educacional brasileiro", critica.

O uso de gírias e a dificuldade da maioria dos alunos de encadear suas ideias principais foram citadas como principais problemas pelo professor Antônio Fernando Alves, coordenador do ProEduc (Programa de Integração Universidade - Educação Básica). "Eles não conseguem desenvolver o raciocínio no texto. Não são todas as redações, algumas são ótimas. Mas deveríamos ter mais dificuldade para selecionar."

Ontem, na Escola Estadual Jean Piajet, no Jardim Detroit, em São Bernardo, a professora de português Maria Aparecida Costa fez uma revelação curiosa quanto às discussões feitas antes da data da prova com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. "Quando comecei a abordagem do tema na biblioteca alguns começaram a chorar e contaram sobre conhecidos ou familiares que são usuários".

REGULAMENTO
O Desafio de Redação é patrocinado pela Petrobras e correalizado pela USCS e DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias. O vencedor geral será conhecido em 23 de novembro. Entre os prêmios reservados às melhores produções estão televisores, bicicletas e computadores. O vencedor ganhará bolsa de estudos integral na USCS para o curso que escolher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;