Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura tem programação especial
Eloisa Rangel
Especial para o Diário
24/12/2005 | 09:49
Compartilhar notícia


A quase totalidade da programação de sábado e domingo da TV Cultura está tematizada com Natal. Da manhã de sábado até a noite de domingo, desenhos animados, curtas, concertos, filme, música e seriados com assuntos natalinos dividem a tela numa maratona de atrações  especiais para o público adulto e infanto-juvenil. A celebração cristã propriamente dita será mostrada à meia-noite de sábado, com a Missa do Galo, direto do Vaticano, celebrada pelo Papa Bento XVI. Antes, tem a festa de luzes e cores do Natal em Gramado (RS), o mais tradicional do Brasil, mostrado pela equipe do Vitrine, às 20h.

As demais atrações de sábado são especiais de Natal. Às 22h, a comédia O Dia em que Mamãe Soltou o Verbo, de Leonardo Cortez e dirigida por Arlindo Pereira, retrata a noite de Natal de uma família de classe média, que aproveita a reunião para passar a limpo todos os mal-entendidos e picuinhas.

A grade horária da manhã e da tarde é dedicada a atrações infantis, com histórias de Natal, a partir das 9h30. Camundongos Aventureiros, Cocoricó, Rá-Tim-Bum, Rupert, e Castelo Rá-Tim-Bum se revezam até as 13h. À tarde, as séries infanto-juvenis reprisam dois especiais de Natal que se passam na véspera da festa. Em Confissões de Adolescente, às 16h, o episódio é Mamãe Noel; às 16h30, Kevin se recusa a comemorar a data com família e vizinhos. Às 17h, no Bem Brasil Especial de Natal, Wandi Doratiotto recebe o Paralamas do Sucesso que apresenta músicas do CD Hoje. A programação especial de sábado termina à 1h no Concerto de Natal com os coros Infantil, Juvenil e Sinfônico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Domingo – Neste domingo, ao meio-dia, a emissora exibe O Quebra-Nozes, história de fantasia de uma menina que ganha como presente de Natal um quebra-nozes em forma de soldadinho. Produção da companhia de dança Cisne Negro, o balé de autoria de Tchaikovsky foi gravado durante recente apresentação no Teatro Alfa, com 160 bailarinos e direção de Hulda Bittencourt.

O cinema infantil também tem lugar garantido nos especiais natalinos. Dirigido por Cao Hamburger, Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme, às 16h30, narra as aventuras do aprendiz de feiticeiro Nino (Diego Kozievitch) e da família Stradivarius, o tio Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos), lutando contra a malvada Losângela (Marieta Severo) e o ambicioso Doutor Abobrinha (Paschoal da Conceição).

No Ensaio especial, às 20h, o músico Paulo Jobim fala sobre seu pai, Tom Jobim, e interpreta suas principais músicas em parceria com Vinicius de Moraes. Às 22h, o Fortíssimo Concertos Internacionais destaca o Concerto de Natal, gravado em 2004, na Sala Konzerthaus, em Viena, na Áustria. A apresentação é de Salomão Schvartzman.

O documentário Papai Noel de Camiseta, à 00h30, com a história de quatro projetos sociais que lutam pela inclusão social por meio da música, encerra a maratona natalina.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;