Memória Titulo
A cidade vista da nascente Vila São José

Hoje é o aniversário (oficial) de São Bernardo e o aniversário (real) de uma colaboradora desta página Memória: Therezinha do Menino Jesus Cintra

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário (oficial) de São Bernardo e o aniversário (real) de uma colaboradora desta página Memória: Therezinha do Menino Jesus Cintra. Dona Therezinha é professora. Nasceu em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, em 20 de agosto de 1931. Reside em Riacho Grande e é a inventariante de um dos bairros mais antigos de São Bernardo, Vila São José.

Coube ao primeiro marido de dona Therezinha, o médico José Roberto de Breyne Lassala Freire (1917 - 1986), dar à Vila São José o seu atual formato, entre Ferrazópolis, Jardim Silvina e a Volkswagen. Um bairro que celebrará 85 anos em 25-1-2012 e que, naquela data, ganhará um livro que está página Memória está fazendo, espontaneamente, por inspiração de Paulo Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC - que nasceu na Vila São José.

Neste contexto, a professora Therezinha tem um papel fundamental. Ela nos forneceu informações importantes sobre o bairro. E nos repassou esta foto aérea de São Bernardo, que ficava no escritório do Dr. José Roberto. Uma foto recuperada pela equipe de comunicação do Sindicato dos Químicos e que figurará, em destaque, no livro da Vila São José.

Também a professora Therezinha nos emprestou uma coleção da Revista Comercial, de Santos, edições de 1855 e 1856. Graças àqueles números, temos reconstituído o movimento econômico da São Paulo de então. Aquela economia, por sinal, passava pela Vila São José, o que tornará o livro do bairro de interesse ainda maior.

Com essas notícias, iniciamos a Semana São Bernardo, augurando tudo de bom à cidade e à aniversariante do dia, nossa fonte querida, dona Therezinha. 

AMANHÃ NA SEMANA SÃO BERNARDO
A raridade desses cartões-postais

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS 

Domingo, 20 de agosto de 1961 

Manchete - Quinhentos funcionários públicos dispensados em Santo André

Rudge Ramos - News Seller abre sucursal à Rua Anchieta, 241, fone 42-7479.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 20 de agosto de 1981 

Manchete - Prefeitos da região unem esforços para auxiliar demitidos; pátios das montadoras superlotados; Diocese de Santo André doa a coleta em missas aos desempregados

Mauá - Apae recebe ajuda de empresas e famílias e supera crise.

EM 20 DE AGOSTO DE... 

1971 - Banco do Brasil inaugura agência em Rudge Ramos. 

1991 - Serviço de telefonia móvel celular inaugurado em Brasília.

Trabalhadores

Nascem em 20 de agosto: 

1930 - Maria de Lourdes Ribeiro, de Serra Negra. Operária da CBC. Residia à Rua Joana Angélica, 225.

1931 - Adelino Cogo, natural de Santo André. Operário da Rhodia. Residia à Rua Carijós, 239.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia do Vizinho. Dia do Maçom.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Além de São Bernardo, celebram aniversário neste 20 de agosto as cidades de Tambau e Rincão.

SANTOS DO DIA 

Bernardo de Claraval, Felisberto e Samuel.

São Bernardo de Claraval, padroeiro da nossa cidade de São Bernardo. Francês (1090-1153). Doutor da Igreja. Sua obra intelectual é imensa. Dois destaques: Tratado de amor a Deus e Comentário ao Cântico dos Cânticos.

Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

 NAS ONDAS DO RÁDIO 

USP FM (93,7) - Memória. O folclore nacional (2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: Jimmy Dorsey (música), Blossom Deary (cantora e pianista) e Perry Como (cantor); amanhã: Martha Tilton (cantora). Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Os 50 anos da renúncia do presidente Jânio Quadros (primeira parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. Fatos históricos de Ribeirão Pires e a música de ontem e de sempre. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Antonio Borges, 84. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 18, em São Bernardo. Cemitério Jardim Santo André. 

SÃO BERNARDO

Josefa Santana, 101. Natural de São José da Lage (AL), nascida em 28-8-1909. Filha de Antonio Alves de Moura e Claudina da Conceição. Dia 18. Cemitério dos Casa.

Benedito Euzebio dos Santos, 83. Natural de São Gonçalo do Sapucai (MG). Dia 18. Cemitério dos Casa.

HIDETOCI (NAPOLEÃO) NAKANO
(Ourinhos, SP, 13-4-1935 - São Paulo, SP, 17-7-2011)

Vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito. Esta foi a carreira política de Hidetoci Nakano, apelido Napoleão, em Ribeirão Pires.

Industrial e empresário. E incentivador da cultura japonesa na cidade. Graças ao seu trabalho, e dos seus pares, conseguiu concretizar a doação do terreno, pela municipalidade, para a construção da sede da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires, que desde a década de 1970 beneficia os cidadãos da cidade.

Napoleão veio para Ribeirão Pires com 5 anos de idade. Seu pai tinha uma fábrica de shoyu, cabendo a ele, ainda menor de idade, vender o produto em praças como Mogi das Cruzes, Suzano, Santos e Vale do Ribeira. Já adulto, teve restaurante e postos de combustíveis em Ribeirão, Mauá e São Bernardo. Foi sócio do Laboratório Okochi

Presidiu o Mobral (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) em Ribeirão Pires. Praticava o xadrez japonês (shogui) e representou o Brasil nesta competição, em 2005, no Japão. Estimulou, em Ribeirão Pires, a cultura japonesa com a promoção da Undokai (gincana poliesportiva), aulas da língua japonesa, ikebana, esportes diversos, haikai (poesia)

Filho de Yoshitomo Nakano e Tamie Nakano, casou-se com Mutsuko Nakano. Tiveram quatro filhos: Carlos Augusto, Alexandre, Marco Aurélio e Daniel e dois netos, Gabriel e Gabrielli. Partiu aos 76 anos e está sepultado no Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;