Internacional Titulo Viagem à Europa
China: vice-premiê se habilita à sucessão
Por
26/04/2012 | 01:47
Compartilhar notícia


O vice-premiê da China, Li Keqiang vai viajar para Rússia, Hungria e Bélgica na quinta-feira, enquanto o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, ainda permanece em sua turnê europeia. As visitas sinalizam uma concentração incomum de interesse por parte de Pequim na região atormentada por problemas financeiros e incertezas políticas.

 

Apontado como herdeiro do atual premiê, Li deverá usar as visitas para aumentar ainda mais sua influência em assuntos globais, antes que formalmente assuma o gabinete de Wen Jiabao em março do ano que vem. O destaque da viagem de Li será a sua ida a Bruxelas (Bélgica), onde se encontrará com altos funcionários da União Europeia - e, provavelmente, discutirá o papel do seu país nos desdobramentos da grave crise da dívida na zona do euro.

 

"Esta é a última da série de viagens que Li tomou para confirmar ou consolidar suas credenciais. As visitas anteriores foram um teste e ele se saiu bem. A percepção é a de que já foi reconhecido o seu status como próximo primeiro-ministro", disse Patrick Chovanec, um professor de economia da Universidade Tsinghua, em Pequim. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;