Setecidades Titulo Escola de Ouro
Plataforma digital centraliza cursos de formação gratuita

Iniciativa da Prefeitura de Santo André pretende unificar oferta de atividades profissionalizantes; serão 500 vagas por mês em áreas diversas

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
07/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Alex Cavanha/PMSA


A Prefeitura de Santo André lançou na tarde de ontem a Escola de Ouro. A plataforma digital reúne todos os cursos profissionalizantes ofertados pela administração sob a responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade. Serão abertas, em média, 500 vagas por mês, para cursos nas áreas de beleza, costura, culinária, construção civil, artesanato, gestão de negócios, entre outros.

Por meio do site da escola (www.3.santoandre.sp.gov.br/escoladeouro), os munícipes poderão se inscrever para os cursos de seu interesse. Se houver demanda maior do que as vagas, os moradores serão selecionados por critérios de vulnerabilidade social, tendo preferência quem estiver desempregado, por exemplo.

A meta é que 10 mil pessoas sejam qualificadas no próximo ano. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Barreto Serra, explicou que os cursos vão ocorrer em nove pontos diferentes da cidade (nos bairros Santa Terezinha, Parque Capuava, Vila Pires, Vila Príncipe de Gales, Jardim Cristiane, Jardim Santo André, Parque Andreense e Valparaíso). “A descentralização vai ajudar para que cada região da cidade descubra a sua vocação”, pontuou.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que as boas perspectivas para a economia do próximo ano exigem medidas para que o município possa aproveitar e também crescer. “O desenvolvimento da cidade é a mola propulsora para que as pessoas sejam mais independentes do apoio do governo”, afirmou. Os alunos também serão orientados e apoiados para, se quiserem, se formalizar como microempreendedores individuais e terão acesso a linhas de microcrédito por meio Banco do Povo. “Vamos estar em contato com empresas que tenham vagas para absorver essa mão de obra”, completou Ana Carolina.

Futuramente, o site também vai funcionar como um banco de currículos, além de ajudar a orientar a administração pela demanda mais adequada de cada curso para cada bairro da cidade.

“A gente acredita que esse projeto é mais do que oferecer qualificação profissional. Para muitas pessoas, é a chance de se reinserir na sociedade, mudar de vida, criar novas perspectivas”, conclui a primeira-dama. A expectativa da administração é a de que, assim que a demanda for se apresentando, novos professores sejam contratados para ofertas a aulas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;