Setecidades Titulo Segurança Pública
Crimes voltam a crescer na região

Dados da SSP indicam que ocorrências de homicídio, furto em geral e furto de veículos aumentaram em outubro após dois meses consecutivos em queda

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
30/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


 Após dois meses consecutivos de queda nos principais indicadores criminais, as ocorrências voltaram a crescer na região em outubro, ante igual mês em 2018. O número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) passou de 13 para 15 (15,38%), enquanto os casos de furto em geral saltaram de 1.797 para 1.831 (1,89%) e os de furto de veículos subiram de 927 para 968 (4,42%). Os dados foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Na avaliação de David Pimentel Barbosa de Siena, coordenador do Observatório de Segurança Pública da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), as variações são esperadas. “Dizer se isso muda a tendência (de queda, observada no decorrer de 2019) é muito difícil, já que é uma variação normal. São oscilações que, quando melhoram, não precisa comemorar e, quando pioram, não é sinal de alarde.”

O comandante da PM (Polícia Militar) na região, coronel Renato Nery Machado, garante que a alteração é comum. “Se observarmos os números absolutos, verificamos que a variação é muito baixa e, mesmo com pequeno aumento, estamos abaixo do esperado para o Grande ABC”, adiciona.

Em relação à alta nos furtos, o comandante relaciona com a queda nos casos de roubos. “Ao combater o roubo de veículos, em queda pelo terceiro mês consecutivo, houve migração do crime para a modalidade de furto”, observa.

Siena aponta que o último trimestre do ano costuma apresentar aumento na criminalidade. “É em razão da pressão, tem muita gente na rua e as pessoas estão com dinheiro, então acaba tendo algumas ações oportunistas”, explica.

No Grande ABC, as ocorrências relacionadas ao roubo de veículos reduziram de 746 para 529 (-29%) e os casos de roubo em geral caíram de 2.073 para 1.750 (-15,58%) no período.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;