Setecidades Titulo
Festa Italiana reúne 12 mil em São Caetano
Elaine Granconato
Da Sucursal de São Caetano
05/08/2001 | 19:19
Compartilhar notícia


O primeiro fim de semana da 9ªFesta Italiana de São Caetano reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. O evento gastronômico, que prossegue todos os fins de semana deste mês, acontece nas antigas instalações das Indústrias Matarazzo, no bairro Fundação. As barracas de comida das 31 entidades beneficentes ou de interesse social, representantes de 20 regiões administrativas da Itália, dispõem de um exército de aproximadamente 500 voluntários na preparação dos pratos.

Neste ano, logo na entrada, há uma enorme bandeira da Itália pregada no alto de uma escada na viatura ABE (Auto-Bomba Escada) do Corpo de Bombeiros de São Caetano. Nos degraus, uma outra, com as cores verde e amarelo, representa a do Brasil. O caminhão, que está em exposição e em alguns momentos dispara sua sirene, também virou alvo do público infantil. “Aproveitamos a oportunidade para fazer uma pequena demonstração da viatura às crianças, que podem conhecê-la, inclusive, do lado de dentro”, afirmou o cabo Silvio Marin.

Depois de uma rápida parada ao lado da viatura, o visitante começa sua agradável peregrinação pelas enfileiradas barracas de pratos salgados e doces. “A gente vem todos os anos, desde a primeira edição. É um ambiente alegre, festivo e familiar. Adoramos as comidas e os shows típicos”, afirmou o comerciante Wagner Toledo, 51 anos, morador no bairro Barcelona, em São Caetano, que ainda não havia se decidido pelo prato da noite.

Pelas barracas, todas enfeitadas e com os voluntários usando trajes típicos de cada região representada, mesas e cadeiras lotadas. Com um pouco de paciência, dá para sentar com toda a família e fazer uma refeição caprichada. As opções são tantas que a dúvida é inevitável. “Não sei se vamos de massa ou de carne”, disse a mulher de Toledo, a dona de casa Dirce, 50 anos. Algumas entidades, caso da Instituição Espírita Lar Bom Repouso e da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), resolveram amenizar o dilema. Ou seja, os pratos oferecidos são expostos logo na entrada.

Mortadela – Um dos sucessos da festa é o sanduíche de mortadela na chapa, regado a molho vinagrete, que está a venda por R$ 1 na Creche Oswaldo Cruz. Para comprovar, a longa fila formada na frente da barraca. Só no sábado, até as 22h, em torno de 600 lanches foram consumidos, o que correspondem a 50 quilos de mortadela. “Está excelente. Venho aqui só para comer o pão com mortadela”, disse a professora Rose Pereira, 38 anos, que saboreava sábado o famoso lanche. O marido Osmar Pereira, 44 anos, e a mãe Mafalda de Lima, 65 anos, também. Já a filha Flávia Pereira, 11 anos, preferiu uma massa: conchiglie ripiene, ou melhor, macarrão concha recheado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;