Memória Titulo
Do alto do Nosso Bar, uma foto histórica de Santo André

"Vem comigo à minha mesa, vem cumprir minha memória; vem juntar-te aos teus irmãos; vamos lá renovar toda história"

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Vem comigo à minha mesa, vem cumprir minha memória; vem juntar-te aos teus irmãos; vamos lá renovar toda história."

Do canto de comunhão, ABC Litúrgico, 22-11-2009.

* * *

A foto de hoje é inédita. Mostra a área central de Santo André em 1953, com a Avenida Queirós dos Santos em curva no horizonte acompanhando a linha férrea e apontando para Capuava. A imagem foi feita de uma das sacadas do sobrado histórico que abrigava o Nosso Bar.

Em primeiro plano, os veículos apontando em direção à passagem de nível da estação ferroviária. O ônibus-jardineira traz no letreiro o nome de um dos primeiros loteamentos da cidade.

À direita, um sobrado irretocável, sem qualquer pichação, na esquina com a Rua Bernardino de Campos. Junto ao poste, um cartaz do Cine Tangará, cinema inaugurado em 1950: Sublime obsessão.

Parte do telhado do Tangará é vista mais à frente, no início da Rua Coronel Oliveira Lima. No horizonte, a companhia Streiff e sua chaminé, instalações preservadas pela primeira unidade da Coop, então Cooperativa da Rhodia.

Na faixa o anúncio de que Santo André receberia um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, João Dias. Patrocínio da indústria local.

Como não eleger essa imagem como a mais significativa dentre as que Memória publicou ao longo de 2009?

* * *

Tudo acontecia nesse cenário em Santo André. A cidade inteira passava por aqui. O ponto principiava o eixo que seguia em direção ao Ipiranguinha, no extremo oposto central de Santo André. Entre a estrada de ferro e o Rio Tamanduateí, várias indústrias, com destaque para as unidades Rhodia e a Kowarick. E a demarcar o ponto, o Nosso Bar.

Recebemos esta foto durante a semana passada da família Freire, dona do sobrado antigo do Nosso Bar. Nilton Freire, sua esposa Arminda Ramos da Fonte Freire, os filhos Simone, Emerson e Robson; os cunhados Rogério Lauriano Gomes, Evely e Daniela; o neto Eduardo.

E conhecemos um pouco mais do saudoso Antonio Freire, o Sr. Toninho, pai do Nilton, falecido há quatro anos. Filho de Artur Freire e de Beatriz Ferreira Arnaut Freire, Toninho nasceu em Portugal, em Torre de Vale de Todos, ou simplesmente Val Todos, e veio com seis anos para o Brasil, para morar em Piassaguera, na raiz da Serra do Mar.

Toninho Freire, já adulto, passa a trabalhar no Nosso Bar, como empregado. Acumula recursos e consegue adquirir o ponto e, na sequência, o prédio. Fecha negócio em 29 de dezembro de 1948 junto a Sebastiana Queiroz dos Santos, que era viúva. Na escritura aparece que o prédio pertenceu ao espólio de Bernardino Queiroz dos Santos, filho de Antonio Queiroz dos Santos.

Ou seja: os primeiros proprietários do sobrado do Nosso Bar ficaram com ele entre 1914 - data da construção - e 1948, totalizando 34 anos; a família Freire é dona do imóvel há 61 anos. E não tem intenção de desfazer-se do mesmo. O motivo é sintetizado por Simone: "Este prédio é a história da família". O duro é mantê-lo. O IPTU é caro. Valor para 2009: R$ 30.885,04, divididos em dez prestações mensais: pouco mais de R$ 3.000 por mês.

A parte inferior está alugada; no piso superior, só uma sala alugada, mas o aluguel está atrasado. Todas as demais salas estão vazias, reformadas e adaptadas segundo as exigências legais dos bombeiros, por exemplo.

Propostas de venda do imóvel a família recebe várias. Mas Nilton Freire é taxativo: não quer sequer saber o valor da oferta. O prédio não está à venda. A família luta para conservá-lo, de preferência com o máximo de suas características originais.

NA QUARTA-FEIRA
A construção do prédio do Nosso Bar, com estrutura metálica trazida da Inglaterra, vigas de aço e pinho de riga no telhado, piso, portas e janelas.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 7 de dezembro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) faz a defesa do diálogo e da conciliação. E destina 30 milhões de cruzeiros para a construção do centro esportivo da ETI Lauro Gomes, em São Bernardo

Política e religião - Para dom Cláudio (bispo diocesano do Grande ABC), papel político da Igreja é denunciar as injustiças.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - São Bernardo concede benefícios fiscais.

São Bernardo - No Jardim Silvina falta água e sobram buracos.

São Caetano - Sentença sobre Buracão da Cerâmica não foi promulgada.

Futebol - Segundo jogo entre Santo André e Marília será no Parque Antarctica.

EM 7 DE DEZEMBRO DE...
1969 - Lions Clube Jardim inaugura Lar Irmã Gisele na Rua do Centro, 924, em Camilópolis, Santo André. Na presidência do clube, Roberto Sortino.

HOJE
Dia Nacional do Cirurgião Plástico e Dia da Costa do Marfim

SANTOS DO DIA
Ambrósio de Milão, Eutiquiano, Fara, Maria Josefa e Martinho.
Ambrosio foi bispo de Milão e doutor da Igreja. Faleceu em 397.
Martinho foi abade de Saintes e viveu no século VI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;