Setecidades Titulo Diadema
Família de paciente aciona PM no Hospital Serraria
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
18/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Familiares de uma das vítimas do acidente envolvendo um ônibus na segunda-feira, em Diadema, acionaram a Polícia Militar para garantir a transferência da aposentada Socorro Arli Generoso, 69 anos, para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Serraria, no mesmo município.

Por volta das 15h20, ônibus da empresa Benfica perdeu o controle, invadiu praça e caiu em um barranco no início da Avenida D.Pedro I, no Parque Real. Socorro era uma das passageiras.

A paciente deu entrada no Serraria por volta das 16h, com quadro de traumatismo craniano, e só chegou à UTI por volta das 22h30, após a chegada dos policiais. A filha da vítima, Fátima Pego, 50, conta que Socorro foi submetida a tomografia que constatou o traumatismo craniano e que o médico havia feito requerimento para encaminhamento à UTI. "O pessoal da administração disse que ela seria transferida em 40 minutos, o que não aconteceu. Ela ficou no pronto atendimento, entubada", conta.

Fátima afirma que, por volta das 21h, funcionários informaram que a vítima já havia sido transferida. "Era mentira. Em um determinado momento, abriram a porta do pronto atendimento e vi minha mãe lá dentro." A filha resolveu, então, procurar novamente a administração do hospital, que, segundo ela, afirmou que o leito estava sendo higienizado e a paciente seria encaminhada para a UTI em meia hora. Às 22h, irritada com a demora, Fátima chamou a Polícia Militar.

Na opinião da filha, a lentidão no atendimento provocou a piora no estado de saúde da mãe. "Quando ela chegou ao hospital, ainda respondia aos estímulos, mesmo que entubada. Agora, está inconsciente, correndo o risco de ficar em estado vegetativo."

A Secretaria Estadual da Saúde informa que "a paciente recebeu todo o atendimento necessário enquanto permaneceu na sala para emergências, onde foi entubada e recebeu ventilação e acesso venoso, mesmos procedimentos realizados em um leito da UTI". A Pasta afirma também que, no tempo de espera, não houve piora no estado de saúde de Socorro, que é grave. "Todos os trâmites da transferência para o leito da UTI já estavam sendo feitos e não ocorreu, de maneira nenhuma, devido à presença da Polícia Militar no local, acionada pela família da paciente", acrescenta a secretaria.

A Prefeitura de Diadema informa que três pessoas ainda estão internadas no Hospital Municipal, com quadro estável, enquanto três foram para a rede privada. Os demais tiveram alta. Segundo a Polícia Civil, o acidente deixou 26 feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;