Esportes Titulo
Copa do Brasil inspira o Ramalhão contra o São Paulo
Por Bignardi Junior
Especial para o Diário
26/03/2005 | 14:40
Compartilhar notícia


Depois de ter calado aproximadamente 75 mil pessoas, num Maracanã lotado, e conquistar o primeiro título nacional para o Grande ABC, a Copa do Brasil, em 2004, o Santo André pretende aprontar outra e, desta vez, calar uma verdadeira multidão que é esperada neste sábado no Morumbi, às 16h, e promover o chamado Morumbazo. O sentimento dentro do elenco do Ramalhão é geral e único: "Queremos calar mais de 70 mil pessoas novamente".

O técnico Sérgio Soares, que era auxiliar-técnico de Péricles Chamusca no inesquecível triunfo da noite de 30 de junho, com mais de 75 mil pessoas no Maracanã, acredita que para o Santo André as situações daquele jogo e da partida de hoje, no Morumbi, são bastante semelhantes. No jogo do Maracanã "existia um clima de verdadeira euforia, com manchetes em jornais e haviam até preparado um palco para a realização de show musical".

"Naquela partida, alguns jogadores já tinham subido para o campo para ver o estado do gramado e, quando eu também subi, percebi que o Dedimar (capitão do Santo André desde aquela época) estava por ali. Já sabendo que ele é esquentadinho cheguei perto dele e falei: Olha lá Dedimar, já montaram até palco para show da Ivete Sangalo e nem nos convidaram. Falei e saí de perto dele. Imediatamente percebi que ele já se encaminhava junto dos outros jogadores e, com certeza, este foi o motivo da conversa dele com os companheiros", explica o treinador, que além disso utilizou, junto do então técnico Chamusca, recortes de jornais cariocas que estampavam e preconizavam a grande festa que aconteceria ali naquele estádio, com o provável bicampeonato da Copa do Brasil pelos cariocas.

Todos esses aparatos utilizados para motivar os jogadores naqueles dias que antecederam a final da Copa do Brasil deram resultado: 2 a 0 para o Ramalhão, primeiro título nacional para uma equipe do Grande ABC e reconhecimento nacional e internacional, pois o time já garantia a vaga na Libertadores-2005 com aquele título. Mas para a partida de hoje contra o São Paulo, o treinador pretende trabalhar com meios bastante semelhantes. "Tudo que vem acontecendo com o São Paulo, tido e reconhecido por muita gente como virtual campeão paulista, e que realmente merece por tudo que já fez no campeonato, nos faz trabalhar com fatos que saem na imprensa e com o que dizem alguns jogadores e torcedores. Com tudo isso, motivaremos ainda mais nosso elenco. O São Paulo pode e deve ser campeão paulista, mas não queremos que seja amanhã (neste sábado) contra nós", explica Soares.

O técnico já conta com a presença do vitoriosíssimo consultor-técnico Valdir Joaquim de Moraes, que deveria ter iniciado seu trabalho na quinta-feira, mas esteve nos vestiários momentos antes da vitória por 3 a 2 sobre o Santos. "Fui chamado pela diretoria e pelo Sérgio (Soares) para trabalhar também diretamente com os jogadores e achei que deveria começar já num jogo ótimo, como era aquele contra um grande time como o Santos", conta o ex-campeão do mundo pelo São Paulo, como preparador de goleiros.

Todos os jogadores do Santo André, sem exceção, são taxativos ao afirmarem que a intenção é repetir o Maracanazo - Parte II. Só que, desta vez, segundo eles, será o Morumbazo.

Ônibus - A Tuda (Torcida Uniformizada Dragão Andreense) conseguiu dois ônibus gratuitos para levar torcedores do Santo André ao jogo de hoje contra o São Paulo, no Morumbi. A saída será em frente ao estádio Bruno José Daniel e é necessário que os torcedores estejam com a camisa do Ramalhão ou uma camisa azul para entrar no ônibus.    




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;