Política Titulo Movimento
Câmaras da região se mobilizam por Metrô

Legislativos montam comissão para pressionar Estado a manter monotrilho em vez de BRT para Linha 18

Raphael Rocha
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Rovena Rosa/Agência Brasil


Câmaras da região se mobilizam para pressionar o governo do Estado a manter o projeto original da Linha 18-Bronze, que ligará o Grande ABC ao sistema de Metrô da Capital por monotrilho

O Legislativo de Santo André capitaneia a constituição de comissão regional de parlamentares para exigir o sistema de monotrilho. Em abril, o governador João Doria (PSDB) revelou que, a despeito de o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) para a Linha 18 estar assinado desde agosto de 2014, estuda rever o modal, trocando o monotrilho pelo BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade).

Presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB) disse que acolheu sugestão do vereador Fábio Lopes (Cidadania) para a montagem desse grupo para brigar pelo Metrô ao Grande ABC. “Queremos criar mecanismo de levar nossa voz ao governo do Estado. Precisamos discutir, dar opinião, reverberar o que achamos. Eu, particularmente, defendo o monotrilho. É mais eficiente. O BRT demanda investimento em asfalto, manutenção. E fora que a população, por meio das páginas do Diário, mostra que quer o Metrô”, discorreu.

O tucano salientou ainda que a Diocese de Santo André manifestou opinião pela manutenção do projeto original. “Eu, como católico, sigo também o que pensa o nosso bispo dom Pedro (Carlos Cipollini)”, comentou.

Pedrinho ainda lembrou que, por ser correligionário do governador, pode estabelecer canal de diálogo. “O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, é secretário (de Desenvolvimento Regional). Há prefeitos do Grande ABC também do PSDB. Podemos recorrer ao Consórcio (Intermunicipal do Grande ABC). É unir forças para essa discussão.”

Em Santo André, os dois vereadores foram escolhidos para integrar a comissão: Pedrinho e Fábio Lopes.

Outra cidade que também já escolheu os representantes foi Diadema. Os vereadores Marcos Michels (PSB) e Companheiro Sérgio (Cidadania) foram nomeados. “É um assunto que devemos acompanhar de perto, mesmo porque, Diadema tem de ser incluída em qualquer plano de mobilidade e de transporte público por sua importância”, comentou Marcos, ao ser escolhido. “Queremos trazer uma linha até Diadema, que é uma importante cidade do Grande ABC, para atender ao nosso povo e, se houver essa possibilidade, vamos lutar para isso”, emendou Companheiro Sérgio.

Presidente da Câmara de São Bernardo, Ramon Ramos (PDT) afirmou que até amanhã definirá os representantes da cidade na comissão. “Eu sou a favor do Metrô. É mais seguro, mais eficiente, mais rápido. Os BRTs tiveram muito problema em cidades onde foram instalados. Problemas na manutenção, na condução, na eficiência. Com certeza seria importantíssimo ter o Metrô. Sabemos que esse debate envolve série de situações, entre elas a disponibilidade de dinheiro. Sabemos que o momento econômico não está fácil.”

Na semana passada, o Legislativo de São Caetano aprovou requerimento de autoria da vereadora Suely Nogueira (MDB) e subescrito por todos os parlamentares pedindo que o Estado mantenha o monotrilho como modal da Linha 18. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;