Nacional Titulo
Porte de droga é principal delito de menores em SP
Por Do Diário OnLine
29/04/2002 | 09:54
Compartilhar notícia


Um levantamento inédito feito pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo mostra que o principal delito cometido por menores é o porte de drogas. Do total de abordagens feitas pela polícia deste tipo de crime, os adolescentes respondem por 18,7% deles, seguido pelo porte de armas (11,8%) e o tráfico de drogas (9,6%). Em números absolutos, em 2001, os adolescentes foram presos 3.993 vezes portando droga, 2.152 vezes com armas de fogo e 969 vezes traficando entorpecentes.

Sozinhos, os menores são responsáveis por 2,7% do total de crimes registrados pela Polícia Civil. Já a Polícia Militar, em 2001, registrou 29.107 casos chamados de atos infracionais, que são os delitos cometidos por crianças e adolescentes.

O relatório da Secretaria de Segurança mostra também que os menores são responsáveis por 4,2% dos total de casos de estupro (164 em número absolutos), lesões corporais (3,8%) e roubos seguidos de morte (3,2%).

Os dados mostram que a criminalidade exclusivamente infanto-juvenil no Estado de São Paulo seja dominada pelos delitos cometidos com violência. Em números absolutos, as infrações cometidas por menores predominam casos de lesão corporal, com 10.980 casos e furto, com 9.422.

A única limitação da pesquisa, no entanto, é o fato de ela não registrar os casos de adolescentes que cometeram crimes em companhia de adultos, o que segundo policiais, poderia aumentar a quantidade de adolescentes envolvidos em delitos graves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;