Internacional Titulo
EUA anunciam controle de todos os poços de petróleo do Iraque
Do Diário OnLine
14/04/2003 | 12:38
Compartilhar notícia


O general de brigada americano Vicent Brooks, do Comando Central (Centcom) dos Estados Unidos no Catar, anunciou nesta segunda-feira que todos os poços de petróleo do Iraque estão sob o controle das forças da coalizão anglo-americana. Segundo ele, porém, a produção de petróleo não será retomada em breve, mas somente em 'semanas'.

Brooks disse que os poços da região norte têm melhores condições que os do sul, e que apenas um duto continua em chamas. Ele afirmou ainda que as forças da coalizão fizeram 'significativas descobertas' de armas em Bagdá, mas não esclareceu se o arsenal seria de destruição em massa.

Segundo Brooks, as batalhas decisivas estão chegando ao fim, mas ainda não é possível afirmar se Saddam Hussein e seus filhos estão vivos ou não. Ele afirmou que amostras de DNA de um parente do ditador estão sendo analisadas. “Ainda não temos nada confirmado sobre a família. O que posso dizer é que essa amostra de DNA vai nos ajudar a encaixar outras peças de informações. Mas ainda não sabemos exatamente quem pode ter sobrevivido”, disse.

Neste domingo, o comandante das tropas americanas no Golfo Pérsico, general Tommy Franks, disse que autoridades dos Estados Unidos têm amostras do DNA do próprio Saddam Hussein e que elas serão comparadas com restos mortais encontrados em meio aos escombros de alvos bombardeados em Bagdá.

Ataques suicidas - Ainda de acordo com Brooks, pelo menos 80 das 300 roupas utilizadas por terroristas suicidas encontradas em uma escola de Bagdá na semana passada estão desaparecidas. A descoberta leva ao temor de que novos ataques suicidas podem acontecer. As vestimentas possuem explosivos e detonadores. “Ainda existe a ameaça (de atentados suicidas), embora não haja mais organizações dos líderes do regime. Mas há indivíduos que querem realizar ações de violência e terror”, disse.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;