Setecidades Titulo Concurso literário
Sustentabilidade é o tema do 12º Desafio de Redação

Concurso literário promovido pelo Diário, e que envolve alunos das redes pública e particular, começa na segunda

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
22/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O tradicional Desafio de Redação do Diário começa na próxima segunda-feira. Alunos de cerca de 300 escolas municipais, estaduais e particulares da região vão participar do projeto, que premia os autores das melhores redações. Neste ano, as produções literárias deverão obedecer o tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo.

Representantes das diretorias de ensino do Grande ABC conheceram, ontem, o regulamento e o calendário da 12ª edição do evento, cujo objetivo é disseminar a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas) entre os alunos. O pacto global prevê, até 2030, 17 metas de desenvolvimento sustentável para os países.

“Essa proposta ajuda a aprofundar e a fortalecer o conhecimento sustentável das nossas crianças”, considera a dirigente de ensino de Diadema, Janayne Barbosa.

Os estudantes do Ensino Médio deverão escrever artigos de opinião, e serão usados critérios de avaliação das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que envolvem desde a abordagem do tema no texto, o desenvolvimento, o domínio da escrita até a obediência ao número de linhas proposto. Já para alunos no Ensino Fundamental, o gênero da redação é livre. O desafio será realizado por cidade, em datas determinadas pelos organizadores, entre 27 de agosto e 3 de outubro.

Para a dirigente de ensino de Mauá, Valéria Rocha Aveiro do Carmo, o desafio é “uma oportunidade para que os alunos consigam pensar na produção textual como circulação social”.

Os primeiros colocados na competição receberão um notebook, já os segundos lugares vão ganhar TVs de 20 polegadas. O prêmio principal, no entanto, é para a melhor produção literária entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 1º ao 3° ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), uma bolsa de estudos integral em curso superior de livre escolha na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Haverá ainda a distribuição de bicicletas para os autores das melhores redações de cada cidade.

O resultado do desafio será divulgado em evento no dia 13 de novembro.

A dirigente de Santo André, Rosângela Domingues, resumiu o desejo de todas as professoras. “Que cada vez mais alunos participem e sejam contemplados por esse projeto.”

O Desafio de Redação é correalizado pela USCS, com patrocínio da Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), além do apoio da rede de academias Smart Fit.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;