Palavra do Leitor Titulo
Aproximação entre família e escola

Percebemos que há hoje movimento da escola em busca da parceria...

Dgabc
28/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Percebemos que há hoje movimento da escola em busca da parceria com os pais dos alunos, o que já não era sem tempo, pois existem pesquisas mostrando claramente que o envolvimento dos pais na vida escolar produz melhorias nos resultados da aprendizagem. Se observarmos os estudantes que têm sucesso, vamos ter como dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até chegar ao Ensino Médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.

A comunicação dos pais com a escola nesses momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da família com a escola. Conforme os ciclos escolares mudam, o aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar do ambiente familiar. O aluno passa, então, a criar vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de construir barreiras para se proteger. Nesse momento, é de extrema importância que a comunicação e a confiança entre escola e família sejam coordenadas, pois só assim esse aluno passará por essa fase de forma mais tranquila.

Pesquisa da Unesco sobre experiências de interação família e escola constatou que os três efeitos mais importantes da aproximação com as famílias: a incorporação das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar práticas de gestão e pedagógicas; a ampliação da participação das famílias na vida escolar dos alunos e na relação com os agentes escolares; e a articulação de programas e instituições para ajudar a escola a apoiar os alunos em situação mais vulnerável.

As vidas familiar e escolar são simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como separá-las ou ignorar uma ou outra. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas, tanto familiares quanto escolares.

Márcia Rodrigues dos Santos é consultora pedagógica e professora universitária especialista em Psicopedagogia.

PALAVRA DO LEITOR

Sementes

Quem planta vento, colhe tempestade. Oswaldo Dias, prefeito de Mauá, é o principal responsável pelas reviravoltas que enfrenta e que classifica como ‘golpe', que foi o que o próprio Oswaldo fez contra um ‘companheiro' de seu partido, afinal é o principal responsável pela cassação de Márcio Chavez em 2004, quando ‘peitou' a Justiça e se recusou a pôr fim à exposição Túnel do Tempo. O troco veio tarde e foi mais uma vez motivado pela arrogância de Oswaldo, que não respeita os próprios companheiros! Quis tirar o vice, mas foi o vice quem tirou o prefeito. Que já vai tarde! Os servidores públicos, dos quais Oswaldo recentemente debochou, e as vítimas das enchentes que ele ironizou em rede nacional não sentirão sua falta.

Gecimar Evangelista, Mauá

Cachoeira

Causa-me indignação o modo como é tratado esse tal Cachoeira, com seu primeiro nome no diminutivo, como se fosse pessoa querida. Precisou uma mulher, a senadora Katia Abreu, para colocá-lo no lugar exato que merece: ‘bandido', ‘chefe de quadrilha', ‘cínico' e ‘múmia'. Acho que os políticos o temem porque muitos deles têm seus telhados de vidro e, por isso, têm medo de atirar a pedra que ele merece. Teve um deles que até o tratou de excelência! E ainda por cima, esse indivíduo, com todos esses requisitos, deveria ser testemunha de outro tão qualificado quanto ele, que ri da cara desses políticos e das nossas também. E ainda saber que, no fim, tudo vai acabar em pizza, como sempre, deixa a gente muito indignada!

Thereza Lellis, Capital

Resposta

Em resposta à carta da leitora Raquel Cristina Gonçalves (Linhas da EMTU, dia 24), a EMTU/SP esclarece que tem fiscalizado periodicamente a Linha 160 Mauá (Jardim Adelina) - São Paulo (Terminal Sacomã). Foram detectadas irregularidades, como frota inferior à programada para o horário e a não realização de partidas de acordo com a programação prévia. A empresa Eaosa foi autuada. Novas ações de fiscalização estão programadas para as próximas semanas. Sobre as reclamações já enviadas à EMTU/SP, aguardamos posicionamento da empresa operadora para encaminhar à usuária.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

São Bernardo

Faço coro ao protesto do munícipe Marcelo Sarti quanto à clara propaganda antecipada que se vê em faixas por São Bernardo. No bairro Demarchi havia uma em que os dizeres estampavam o agradecimento ao prefeito pelo vereador Paulo Dias, em nome dos comerciantes, pela revitalização da Avenida Maria Servidei Demarchi. Oras, estive nas reuniões do PPA, do Orçamento Participativo e do Plano Diretor e posso atestar que a revitalização é proposição conjunta, com moradores, e é demanda da proposta viária para a cidade num todo. Mas a revitalização mesmo ainda não ocorreu, somente uns pequenos reparos. No mesmo local há outra parabenizando as mães. Tenha dó! Chega de demagogia! Que se faça verdadeira prestação de serviços, sem bajulação!

José Lenes Sousa Santos, São Bernardo

Rua Ilhéus

O jardim da Rua Ilhéus, em Santo André, plantado pelos moradores há mais de 30 anos e que serve de moradia para grande variedade de pássaros, tem manutenção feita pelos moradores e pela Prefeitura. Lamentavelmente a administração deixou de fazê-la há mais de três meses. Foi solicitada a ajuda do setor de parques e jardins, porém nada foi feito. Parece que a administração desconhecem esse provérbio: "Há duas maneiras de chegar ao alto de um carvalho; podemos subir nele, ou então sentar em cima de uma semente".

Valentim Reschini, Santo André

Marchas...

Galera da marcha da maconha, aproveitando toda a energia de vocês dou algumas sugestões: marcha da Saúde pública, marcha da Educação, da Segurança pública, contra a violência, contra a exploração sexual, marcha pela justiça, pela informação, marcha da Cultura, pelos idosos, da ética, contra a corrupção, contra a exploração de crianças e adolescentes, pela honestidade, pela tolerância e contra o preconceito, pela vida, contra a fome etc. São essas as marchas prioritárias num País tão carente e doente! Utilizem sua energia para transformar este ‘balaio de gatunos' numa nação. Então quando todos esses objetivos forem plenamente alcançados, e se mesmo assim ainda quiserem fumar uma erva, enrolem seus baseados e marchem.

Malu Lopes, Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;