Economia Titulo
Comércio da região faz campanha para 'moralizar' o cheque
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
17/07/2005 | 07:57
Compartilhar notícia


As associações comerciais do Grande ABC começam a se mobilizar para reduzir as perdas do comércio com cheques devolvidos. Ao notar o crescimento do prejuízo causado pelos cheques devolvidos na cidade, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) lançou um projeto de campanha para incentivar lojistas a se precaverem contra calotes.

Segundo o presidente Wilson Ambrósio, a Acisa pretende intensificar ações de conscientização dos comerciantes para reduzir as perdas. A estratégia será destacar a importância de se proteger dos calotes utilizando sistemas de consulta eletrônica disponíveis.

De acordo com o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, o projeto final da Campanha de Moralização do Cheque ainda depende de aprovação. Isso porque para ter aplicação prática, as regras de limitação do uso do cheque a serem implantadas no comércio dependem de aprovação dos municípios.

"O estrago causado pelos cheques sem fundos em São Bernardo é absurdo. Mas enquanto o projeto é apenas um projeto, o comerciante deve ter em mente que hoje o sistema mais eficaz é o de consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), disponível em todas as associações comerciais da região, e o de Telecheque", diz Moura. "A cada dia, esses meios de proteção ao estabelecimento comercial estão mais avançados e seguros, inclusive indicando o perfil do comprador. Mesmo que ele não tenha restrições cadastrais, pelo número de compras realizadas naquele dia, por exemplo, é possível saber se ele terá condições de honrar a dívida, de acordo com o rendimento mensal."

O presidente da Acid (Associação Comercial e Industrial de Diadema), José Manuel Vieira de Mendonça, considera que as ações conjuntas das associações comerciais da região devem começar a dar resultado em breve.

"Quando todos pensam juntos na busca da solução para determinado problema, a coisa anda. Assim como as associações vizinhas, tomamos medidas para minimizar o impacto. Fizemos parcerias com grandes empresas para oferecer um vale-compras, que é utilizado no comércio da cidade e é descontado diretamente na folha de pagamentos do funcionário. É uma forma de garantir o pagamento e substituir o cheque", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;