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Eixo Tamanduatehy: tapete verde
Ricardo Ditchun
Da Redaçao 
13/04/1999 | 00:18
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A resposta do arquiteto e urbanista espanhol Joan Busquets para o Eixo Tamanduatehy é transformar o vale do rio em um parque linear cuja paisagem será dominada pelo verde. Mais que uma cor ou uma idéia simpática, isso significa um sistema capaz de criar uma imagem marcante para Santo André. Busquets resume sua proposta como "verde ativo", algo que, antes de mais nada, sugere a articulaçao de diferentes usos no espaço em questao.  

De acordo com o urbanista, a formaçao de um tapete verde sobre o vale é o componente fundamental de todo o projeto. A incorporaçao e a manutençao rigorosa dessa premissa define regras de atuaçao para toda a regiao: "Com isso, a cidade terá garantida toda uma série de atuaçoes referenciais, ainda que, mais tarde, possam ser estabelecidos programas com conteúdos diferentes.

O desenvolvimento poderá ocorrer por setores, como em um mosaico, com áreas abrigando maiores e menores densidades".  Partindo de exemplos de intervençoes realizadas em escalas semelhantes em outras cidades (Roterda, Barcelona e Buenos Aires, por exemplo), Busquets definiu um método que cria situaçoes de cenários plausíveis para o vale do rio Tamanduateí.

Graças a esse processo, torna-se possível supor quais seriam os impactos produzidos e os instrumentos urbanísticos de gestao mais adequados. Além disso, o urbanista levou em consideraçao aspectos concretos da história do desenvolvimento da cidade. Ou seja, seu passado industrial que se converte, hoje, em uma estrutura de pequena indústria, serviços, comércio e residências. No entender de Busquets, esta é uma situaçao repleta de novas alternativas para a reorganizaçao espacial.

Condiçao privilegiada - O Eixo Tamanduatehy, apesar da aparente situaçao de caos, degradaçao e das extensas áreas desocupadas - ou ocupadas por favelas -, é, para Busquets, palco de uma condiçao potencial privilegiada.

Segundo ele, o maior trunfo da regiao é dado pela via férrea e pela rede viária que corre a seu lado. A leitura imediata do especialista é a possibilidade de se constituir um novo corredor de serviço metropolitano, bem como a ampliaçao da área servida pelo metrô paulistano. A integraçao viária, melhoradas as condiçoes das avenidas dos Estados e Industrial, se completaria com acessos a Santo André por meio de Mauá, Sao Bernardo e Diadema.  

Para o eixo propriamente dito, Busquets projetou uma simbiose entre corredores viários e áreas verdes. O objetivo, em última análise, é integrar os dois lados da cidade, atualmente separados pela via férrea e pelo rio Tamanduateí. A avenida dos Estados, de acordo com o urbanista, pelo fato de correr em paralelo à estrada de ferro e ao rio, deve atuar como um eixo viário capaz de entrelaçar tramas transversais que têm por objetivo a uniao dos dois lados de Santo André.

As novas morfologias que serao desenhadas no interior do eixo principal, podem, segundo Busquets, se desenvolver sob a forma de retículas, em espinha e na transversal. "A idéia é formar um tapete que vai se modelando ao longo do vale", afirma.  

O requisito mais evidente desta proposta é a recuperaçao do transporte ferroviário, contendo, inclusive, o prolongamento do metrô e, ao lado, uma nova estrutura viária. Isso confere ao eixo, também, uma clara funçao de lugar para o transporte público, mas absolutamente integrado à paisagem. Ao mesmo tempo, e por meio de um projeto urbanístico organizado por novas ruas e avenidas, Busquets propoe a integraçao entre bairros, tendo o tapete verde como sistema estrutural.  

O Eixo Tamanduatehy, assim, conteria todas as condiçoes necessárias para se constituir em alternativa de novo centro metropolitano. A idéia também contribui para o aumento da segurança pública. "A presença constante de pessoas nos lugares é a melhor soluçao para coibir a prática de condutas anti-sociais", diz.

Outro ponto destacado pelo urbanista a respeito de seu projeto é o fato de ele contemplar uma característica cada vez mais cara aos empresários modernos: qualidade de vida e ambiental. "Lugares de trabalho mais confortáveis sao, hoje, peças fundamentais da produçao de riquezas", conclui.




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