Internacional Titulo
G8 debaterá como proteger meio ambiente no transporte marítimo
Por Da AFP
23/04/2003 | 10:25
Compartilhar notícia


Os ministros do Meio Ambiente do G8, que se reunirão em Paris este final de semana, deverão lançar um apelo à Organização Marítima Internacional (OMI) para que haja maior preocupação pelo meio ambiente no transporte marítimo e sejam melhoradas as regras de segurança dos petroleiros, segundo fontes diplomáticas coincidentes.

O problema é que tornar realidade o pedido dos oito países se prenuncia difícil. O obstáculo principal é convencer países como Rússia e Japão a que atuem na OMI para proibir o transporte de petróleos concentrados em navios com casco simples para evitar novas marés negras, como a que provocou o "Prestige" nas costas espanholas em novembro do ano passado.

No dia 27 de março, os ministros de Transportes dos Quinze aprovaram um regulamento comparável à lei americana sobre as contaminações petroleiras, que proíbe a escala em seus portos dos superpetroleiros de casco simples que transportam petróleo concentrado.

A aplicação generalizada desta medida é apoiada principalmente pela França, que exerce a presidência anual rotativa do G8 (Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá, Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália).

Sobre a "segurança marítima dos oceanos", como sobre os outros pontos da ordem do dia - "África", "consumo e produção duradoura", "reforço da administração e da cooperação em matéria de meio ambiente" -, as conversações dos ministros deverão preparar a parte relativa ao meio ambiente da cúpula do G8 em Evian (Leste da França), de 1º a 31 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;