Setecidades Titulo Culinária
Publicidade? De boca em boca

A história da rede Laportes de restaurantes

Ademir Medici
09/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Publicidade? De boca em boca

A história da rede Laportes de restaurantes

 

A mercearia da família fora montada exatamente no endereço do Restaurante Laportes Campestre hoje, em Santo André. O ponto, adquirido em 1974. A mercearia-empório, mantida até 1981. A mudança para uma casa próxima, na Avenida Dom Pedro II, onde o primeiro restaurante começou a funcionar em 1982. Era Dona Marina e uma sócia, com as três filhas adolescentes.

A família tem origens em São Caetano, mas o casal Marina/Valter Buttner veio para Santo André ainda com a primeira filha, Simone, com seus dois anos de idade – as outras duas filhas, Solange e Débora, nasceram no próprio bairro Campestre.

“Eu tinha a mercearia, mas ficava imaginando montar um pequeno restaurante. Pensava e enxergava. Sozinha. Quando vendi a mercearia, com aquele dinheirinho compramos a primeira mesa, cadeiras, panelas”, rememora Dona Marina.

Veio a abertura, sem a sofisticação das inaugurações futuras. No primeiro dia, cinco pessoas; no segundo, sete; depois 12 clientes. Assim, de boca em boca, formou-se uma clientela, constituída desde o início por empresários, funcionários e executivos de empresas, escritórios, vizinhança e, aos fins de semana, destes mesmos clientes que trazem as famílias.

Deu tão certo que, na década de 1990, foi aberta uma segunda casa, na Rua Rio Grande do Sul, Centro de São Caetano, atualmente instalada na Rua Pernambuco e totalmente repaginada em novembro de 2016.

E veio a unidade três, no Itaim Bibi, em São Paulo. Por fim, a transferência da primeira unidade, a Campestre, para o atual endereço, adaptado ao gosto dos proprietários e com inauguração festiva em 18 de outubro de 2016.

“Quando inauguramos no Itaim, distribuímos 300 convites. Apareceram 500 pessoas. Não sei de onde. A maioria de clientes de São Caetano”, conta Simone, filha a primeira filha de Dona Marina.

 

Modo de preparo.

Tudo em casa

 

No início, o sistema prato do dia. Havia sugestões ao cliente. O cardápio foi crescendo. Na mudança para São Caetano, a moda era o sistema por quilo. Veio o self-service, pensado desde o início, até consagrar-se. Resultado: hoje são mais de 100 variedades de pratos em cada casa, no bufê, entre entrada, saladas, pratos quentes e sobremesa.

Tudo é produzido nas próprias casas. Nada é comprado pronto, de fora. Somente alimentos in natura. A mercadoria é buscada nas fontes de produção e processada em cada restaurante.

“Escolhemos a dedo o fornecedor. O nhoque, por exemplo, um dos carros-chefe, é feito à mão”, vai contando Débora, da terceira geração familiar.

Lá atrás, no começo, a feijoada era o que mais saia. Hoje a feijoada, bem light, entra no bufê. Tem seus adeptos. Mas já não é a ponta de lança.

Com o tempo introduziu-se a comida alemã, como o eisbein (joelho de porco) e o kassler (bisteca). E o que dizer do bacalhau de casa e o bacalhau de forno? Os dez tipos de berinjela, fresquinhas, sempre com ótima saída. Dos pratos mais sofisticados aos pastéis, seguindo a receita da avó Helena, com carne moída, bem temperada, com ovos e azeitonas.

 

LAPORTES SERVIÇOS

Unidade Campestre – Rua Vitória Régia, 1.419 – Santo André. Fone: 4991-8466. 120 lugares. Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h30 às 15h.

Unidade São Caetano – Rua Pernambuco, 400 – Centro. Fone: 4226-7607. l80 lugares. Domingo a sexta-feira no horário do almoço, que vai das 11h30 às 15h.

Unidade Itaim Bibi – Rua Urussuí, 320, São Paulo. Fone: 3079-4263. 180 lugares. Aberto de domingo a sexta-feira no horário do almoço, que vai das 11h30 às 15h.

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Desenha-se um brasão familiar

Os hefs haitianos

 

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6516

Grande ABC – Municípios não sabem como rolar dívidas. Reportagem: Denise Caboclo.

Polícia – Alto índice de crimes derruba seccional da região.

A ocorrência de quase dois homicídios por dia no Grande ABC – foram registrados 60 em julho – provocou a queda do delegado Edson Viegas.

Em seu lugar assume Osmar Cassin.

 

Em 9 de agosto de...

1917 – O prefeito Saladino Cardoso Franco manda apedregulhar as diversas ruas do distrito de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os Estados Unidos e a guerra. A próxima partida de tropas para a França. Manifestação popular em Nova York às forças expedicionárias.

 

Hoje

Dia Internacional dos Povos Indígenas

 

Santos do Dia

Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

João de Fermo ou de Alverne

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 9 de agosto:

Em São Paulo, Elisiário e Socorro

Na Bahia, Ipupiara e Remanso

No Ceará, Pedra Branca

No Rio Grande do Sul, Tapejara

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;